Ato público em Três Passos nesta sexta-feira

Organizações sindicais e OAB estarão promovendo nesta sexta-feira, 30 de junho, em Três Passos, um ato em defesa dos direitos dos trabalhadores e dos recursos em saúde. Será às 14 horas, na Praça da Bandeira. A atividade está inserida na mobilização nacional que pede greve geral para este dia 30 de junho, repudiando as propostas de mudanças nas leis trabalhistas e da previdência social, apresentadas pelo governo federal, além de pedir eleições diretas já. Nas grandes cidades cresce a expectativa para saber a adesão da sociedade ao dia de luta e mobilização.

 

MP volta atrás e pedirá absolvição de pais das vítimas da boate Kiss

O Ministério Público irá pedir a absolvição dos pais de vítimas do incêndio na boate Kiss, que estão sendo processados por supostos crimes de calúnia e difamação por promotores de Santa Maria. A decisão vem após uma onda de mobilização em favor dos pais, que tomou conta das redes sociais e de comentários na mídia. Não é possível que os pais, aqueles que mais sofrem com a perda dos 242 jovens, fosse condenados por manifestarem sua opinião acerca das investigações do caso, enquanto muitos indiciados acabaram se livrando do julgamento, por decisão do MP, que ofereceu denúncia apenas contra parte dos apontados como responsáveis ou corresponsáveis pela tragédia. Fica a pergunta: se não houvesse mobilização e grande apelo público a respeito do caso, haveria esse recuo por parte dos promotores?

 

Desfaçatez do governo ilegítimo

Até que ponto chegará a desfaçatez de Michel Temer e seus aliados? Teremos de aguardar os próximos capítulos. Uma das táticas que deverá ser usada pelo presidente ilegítimo é a nomeação, o mais rápido possível, do novo procurador geral da República, em substituição a Rodrigo Janot, o grande inimigo dos atuais ocupantes do Palácio do Planalto. Temer já deu indicativo de que poderá romper com a tradição dos últimos tempos (governos Lula e Dilma) de indicar o nome mais votado na lista tríplice do Ministério Público Federal, que é encaminhada para que haja a escolha e nomeação. Seria mais um sinal de que o governo ilegítimo anda temendo as investigações e suas apurações.

 

Lula lidera nova pesquisa Datafolha divulgada esta semana

O ex-presidente Lula (PT) segue liderando as pesquisas de opinião que apresentam os nomes de possíveis candidatos às eleições presidenciais de 2018. Nas simulações de primeiro turno, Lula vence todas. Nas disputas de eventual segundo turno, Lula só aparece empatado contra Marina Silva (Rede) e Sergio Moro (sem partido). Na pesquisa entre Lula contra Bolsonaro (PSC), o ex-presidente está a frente: 45% contra 32%. Cresce a expectativa para saber como ficará sua popularidade após a sentença do juiz Sergio Moro, no processo que apura denúncias a respeito de um apartamento tríplex. Certo mesmo é que Lula ainda tem muita força junto ao eleitorado brasileiro.

 

Ferramenta amplia informações sobre comercialização de agrotóxicos no RS

Agilidade e eficácia são as características do Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos (Siga) lançado nA terça-feira (27), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). A partir de agora, o sistema eletrônico agrupará em uma única ferramenta todas as informações sobre a comercialização de defensivos agrícolas, permitindo que o Estado reforce o controle sobre o uso de pesticidas nas lavouras e utilize estatísticas para criar políticas de proteção à saúde e ao meio ambiente. Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, o sistema disponibiliza dados fidedignos às autoridades para rastrear ilegalidades. O cruzamento de informações também permitirá investigar o uso de químicos aprovados para determinada cultura em outra. No sistema, profissionais do setor também poderão consultar históricos de emissão, pesquisar receitas por culturas e pragas e emitir prescrições de receitas agronômicas no receituário eletrônico. A iniciativa garante maior segurança na recomendação, já que o sistema integra o banco de dados da Fepam, permitindo que os técnicos indiquem apenas produtos químicos autorizados pelo Estado. Ainda faz parte do Siga uma ferramenta de controle aos estoques comerciais por meio digital, inserindo entradas e saídas que serão contabilizadas automaticamente pelo sistema. Além disso, possui banco de dados alimentado pela indústria com informações das bulas e rótulos dos produtos. O catálogo é livre para consulta e pode ser acessado no portal da Seapi. O Estado será um dos pioneiros no Brasil ao disponibilizar dados concretos sobre o assunto. O Paraná foi o primeiro a implantar o Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos (Siagro) em 2010.

0 comentários | Escrever comentário