Com o objetivo de orientar à população da importância da coleta seletiva, buscando minimizar os impactos ambientais ocasionados pelo manejo inadequado dos resíduos sólidos urbanos no município de Três Passos, a Administração Municipal lançou nesta segunda-feira, dia 14 de maio, a Campanha “Coleta Seletiva: Nós praticamos!”.

            Inicialmente, pela parte da manhã, a campanha foi lançada para os veículos de comunicação local e aos secretários Municipais de Governo, em ato ocorrido no Gabinete.

            O lançamento foi realizado pelo prefeito Municipal, José Carlos Carlos Amaral, juntamente com o vice-prefeito Jorge Leandro Dickel e com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Diego Maciel.

            O prefeito destacou que a coleta seletiva é o primeiro e mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam para reciclagem e tenham a destinação final ambientalmente correto. “Uma gestão eficiente que busca inovar e modernizar o município, precisa dar atenção ao destino e à prática da separação do seu lixo, por isso vamos trabalhar fortemente através desta campanha para que sejamos exemplo no que se refere a esta prática”, informou o gestor municipal. O vice-prefeito pontuou que a coleta seletiva reflete na saúde da população e consequentemente na sua qualidade de vida, sendo essencial separar de forma adequada o lixo para entrega ao Citegem.

            Já o secretário de Meio Ambiente, cuja pasta é a responsável pela campanha, enfatizou que a Administração Municipal quer conscientizar da necessidade da preservação do meio ambiente e reafirmar a importância da separação do lixo reciclável e a colocação deste, nos dias corretos de recolhimento, visando mudar os índices perante o consórcio.

            Na parte da tarde, uma reunião foi realizada com os Agentes Comunitários de Saúde, os quais irão visitar todas as famílias da cidade levando informações sobre a campanha e entregando o material de divulgação, entre eles o cronograma que especifica os dias da coleta de cada tipo de lixo.

            Várias ações estão planejadas para a campanha, como o Dia D, que vai ocorrer em 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente; além de palestras nas escolas, divulgação nos meios de comunicação, conselhos e um trabalho específico será realizado com o comércio local.

            A campanha desenvolvida no âmbito local, será realizada em consonância com a realizada pelo Citegem à nível regional, vindo reforçar no município a ação do consórcio que busca orientar e conscientizar à população quanto a coleta seletiva.

            É importante salientar que após um período de adaptação quanto à separação correta dos resíduos, o lixo que estiver separado de forma inadequada e sendo colocado nos dias que não obedecem ao cronograma, não será recolhido pela empresa.   

            Faça a sua parte e contribua separando o seu lixo! Respeite os dias de recolhimento e pratique a responsabilidade socioambiental!

 

 

-- 

Elenara de Oliveira
Jornalista Reg. Nº 17796
Assessora de Comunicação da Prefeitura de Três Passos
0 comentários | Escrever comentário