Aconteceu no dia 22 de outubro no Centro de Visitantes do Parque Estadual do Turvo, o ato de assinatura do Termo de Cooperação de Uso Público do Parque Estadual do Turvo com o município de Derrubadas.

Este documento formaliza a municipalização da gestão do uso público do parque, ou seja, as ações e as infraestruturas vinculadas ao turismo dentro do Parque passarão a ser de responsabilidade do município. Sendo que as fiscalizações e patrulhas ambientais na Unidade de Conservação seguirão sendo executadas pelo Estado.

Considerando a importância do ecossistema que compõe o Parque Estadual do Turvo, a parceria entre o Município de Derrubadas e a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA se apresenta como uma importante conquista para o turismo regional e para a preservação das espécies de ocorrência no Parque, visto que a divisão das responsabilidades possibilitará a realização das ações e serviços com maior eficiência.

A assinatura desse termos é resultado de intensas tratativas entre a Rota do Yucumã, município de Derrubadas e SEMA, trabalho reconhecido e exaltado nas próprias palavras da Secretária Estadual Ana Pellini, a qual esteve presente no ato.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Tenente Portela e também presidente do Consórcio Rota do Yucumã, Clairton Carboni agradeceu a presença e o empenho de todos que se envolveram de uma forma ou outra para que este grande passo fosse dado “todos que contribuíram para esta conquista estão de parabéns. Foram muitas reuniões junto à SEMA e ao governo do Estado para que finalmente conseguíssemos a municipalização da parte turística do Parque. O nosso único objetivo, enquanto região, é desenvolver o turismo e mostrar o potencial que o Parque tem, e isso envolve toda questão da preservação e proteção do meio ambiente. Faremos isso ao mesmo tempo que teremos maior autonomia para desenvolver ações no âmbito municipal e regional”, finalizou Carboni.

Já o prefeito de Derrubadas, Alair Cemin entende que essa conquista irá contribuir significativamente para o desenvolvimento do turismo regional. Salientou que a municipalização era um pleito antigo, que perpassou várias gestões, e que de agora em diante a sensação de pertencimento, de maior autonomia e agilidade para executar os serviços irá melhor de forma significativa o atendimento aos visitantes, que é o principal objetivo desse processo, concluiu Cemin. 

Além da Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Ana Pellini, diversas lideranças políticas da região da Rota do Yucumã prestigiaram essa importante conquista, dentre elas, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores municipais de turismo e empresários.

 

 

Fabíula Rosso / Turismóloga turismo@turismoyucuma.com.br

0 comentários | Escrever comentário