O segundo turno das eleições acontece no próximo domingo, dia 31 de outubro. A data cai dois dias antes do feriado de Finados, no dia 2 de novembro, e um dia antes do dia do Funcionário Público. Possíveis abstenções podem mudar o cenário eleitoral brasileiro.
Os feriados podem provocar uma grande diferença entre as pesquisas e as votações, uma vez que o número de eleitores que devem comparecer às urnas tende a ter uma queda.
O que você precisa saber antes de votar
De acordo com o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto, os funcionários públicos representam cerca de 10% do eleitorado. “Emendar os feriados permite que vários funcionários públicos e suas famílias viajem, o que pode causar algum tipo de alteração no cenário eleitoral.”
Tanto a candidata petista à presidência, Dilma Rousseff, quanto o tucano, José Serra, devem perder votos. “Se apenas funcionários públicos viajarem, é bem possível que a Dilma perca alguma coisa, porque eles têm um medo danado da volta do PSDB ao governo em virtude dos oito anos de arrocho nos salários.” E acrescentou: “por outro lado, se considerarmos que boa parte dos eleitores é de classe média, que deve votar no Serra, poderá haver prejuízos para ele também”.