Com lágrimas nos olhos, Dilma Rousseff demonstrou toda a sua emoção ao falar durante o encontro do Diretório Nacional do PT, na manhã desta sexta-feira (19), em Brasília, no último encontro do partido de 2010.
Em seu primeiro discurso depois que começou a transição, Dilma agradeceu e elogiou o empenho de militantes e aliados durante a campanha. E fez um agradecimento especial aos “três porquinhos”, José Eduardo Dutra, José Eduardo Cardozo e Antônio Palocci, os três coordenadores de sua campanha e que também fazem parte da equipe de transição do governo. Disse que o “apelido” não foi dado por ela, mas sim numa brincadeira que surgiu durante a campanha. “Encontrei neles, nos três porquinhos, amigos e companheiros de toda as horas”, ressaltou a presidente eleita.
Depois pediu um clima de união dentro do partido e ressaltou que não iria falar do programa de governo porque “este é um momento de agradecimento”. A presidente eleita lembrou que em democracias “se faz assim, se discute durante a campanha e depois se constrói a unidade do país na arte de governar”. E acrescentou: “eu conto com vocês para a construção dessa unidade do Brasil”.
Dilma agradeceu também a presença dos governadores eleitos Jaques Wagner (BA), Agnelo Queiróz (DF) e Tião Viana (AP) e o esforço deles durante a campanha. “Ganhamos juntos esta eleição”. Dilma disse que pretende aprofundar o modelo econômico implantado pelo presidente Lula e lembrou que, em 2002, o presidente recebeu uma “herança maldita” e agora “eu recebo com uma herança boa”.
Falando às senadoras, deputadas federais e prefeitas, Dilma diz que ”como representantes milhões de mulheres brasileiras chegou a nossa hora companheiras, a nossa hora e a nossa vez”.
O encontro dos 81 membros do Diretório Nacional aconteceu no Centro de Convenções Brasil 21.
Fonte: Sul 21 – com informações do G1 e UOL