Cotação do dia

USD/BRL
EUR/USD
USD/JPY
GBP/USD
GBP/BRL
Trigo
R$ 115,00
Soja
R$ 180,00
Milho
R$ 82,00

Tempo

Rio de Janeiro divulga logomarca dos Jogos Olímpicos de 2016 em Copacabana

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de 2016 revelaram nesta sexta-feira a logomarca oficial do evento, que acontece no Rio de Janeiro. O lançamento da marca das Olimpíadas aconteceu durante a festa de Réveillon promovida na praia de Copacabana, na capital carioca.

O lançamento foi comandado pela cantora Daniela Mercury e contou com a presença dos atletas Maurren Maggi e Caio Cezar dos Santos, entre outros, que foram homenageados. O prefeito Eduardo Paes, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, além do mandatário do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, também estavam presentes.

Após apresentar a nova logomarca em um vídeo, uma enorme bandeira contendo a marca foi estendida sobre os milhares de presentes à praia de Copacabana.

O processo de escolha da logomarca dos Jogos Olímpicos de 2016 envolveu 138 concorrentes e, na reta final, apenas oito continuaram no páreo. Após passar pelo crivo de uma comissão julgadora de 12 membros, o desenho criado pela agência carioca Tátil foi o vencedor.

A logomarca foi definida no dia 1º de setembro e, a partir de então, houve um grande esquema para manter o desenho em segredo. Poucas pessoas tiveram acesso à sala em que estava o projeto, tudo para evitar o vazamento da marca, como ocorreu com a Copa do Mundo de 2014.

“Isso é um projeto de um sonho, pois a marca dos Jogos Olímpicos é a mais reconhecida no mundo”, explicou Fred Gelli, sócio da agência Tátil. “A única pessoa que soube que tínhamos vencido foi a minha avó”.

A partir de agora, o COB irá utilizar a marca como um dos pilares para a realização de ações de marketing em geral, além do licenciamento de produtos. uol/