22/01/11
Líder da rede terrorista Al Qaeda exigiu a retirada dos soldados franceses do Afeganistão
Uma gravação de áudio divulgada nesta sexta-feira, 21, pela rede de TV árabe Al Jazeera traz uma ameaça supostamente gravada por Osama bin Laden que condiciona a libertação de cinco reféns franceses no Níger — que foram sequestrados em setembro de 2010 — à retirada da França de países muçulmanos, incluindo o Afeganistão.
Bin Laden também advertiu o presidente francês. O líder da rede terrorista Al Qaeda disse que Nicolas Sarkozy “vai pagar caro” por sua política no Afeganistão e em outros países.
Obediência aos EUA
Na gravação, Osama bin Laden diz: “Repetimos a mesma mensagem a vocês: a libertação de seus prisioneiros nas mãos de nossos irmãos está relacionada com a retirada de seus soldados de nosso país”. Bin Laden afirmou ainda que a recusa de Sarkozy em deixar o Afeganistão “é o resultado da obediência dele aos EUA” e que esta recusa “é uma luz verde para matar” os reféns franceses.
Bin Laden disse que a posição do presidente francês também “custará caro a vocês [os franceses] em diferentes frentes, dentro e fora da França”. Um porta-voz do governo francês anunciou que o país está “determinado a manter suas tropas no Afeganistão, apesar das ameaças de bin Laden”.