21/02/11
Rachel Duarte/sul-21
Antes de completar dois meses de governo, a equipe do governador gaúcho Tarso Genro definiu 35 prioridades estratégicas para a administração. Nesta segunda-feira (21), na reunião mensal do secretariado, foi apresentado o Mapa de Objetivos Estratégicos, montado com base nas propostas elaboradas pelas secretarias. Na oportunidade, foi criada uma Sala de Gestão para agilizar os trabalhos do executivo e acompanhar a execução dos programas estaduais. A reunião ocorreu durante toda a manhã e terminou com um almoço no Galpão Crioulo, no Palácio Piratini.
O mapa estratégico do governo gaúcho está dividido em quatro eixos: alavancar o crescimento do investimento, do emprego e de renda; expandir o desenvolvimento regional com combate às desigualdades regionais; elevar a qualidade de vida e erradicar a pobreza extrema e aprimorar a cidadania e valores responsáveis.
Na avaliação de Tarso Genro, as prioridades estratégicas se desdobram em projetos, programas, ações e medidas de cada uma das áreas do governo. “Duvido que exista um Governo que em 45 dias avançou tanto quanto nós”, analisou o governador. Tarso coordenou os trabalhos na reunião do Pleno do Secretariado e orientou os secretários que, uma vez definidas as estratégias, nos próximos eventos já comecem a ser prestadas contas das ações, com resultados, mostrando o número de pessoas beneficiadas.
O Pleno do Secretariado é um órgão composto pelo vice-governador e pelos secretários estaduais. A próxima reunião será realizada na segunda quinzena de março, juntamente com um seminário. A finalidade será validar as prioridades, com o texto definitivo para cada um dos projetos e, então, dar início aos trabalhos.
Sala de Gestão
Para agilizar os trabalhos e acompanhar a execução dos programas, será criada uma Sala de Gestão. No local, que funcionará 24 horas, ficarão técnicos de diversas secretarias que vão orientar as secretarias sobre como elaborar pareceres.
O espaço funcionará em uma área ao lado do gabinete da Secretaria Geral de Governo, na ala residencial do Palácio Piratini. Quatro telões e uma estação de trabalho com 12 monitores integrados comporão a infraestrutura do complexo, que terá ligação direta com o gabinete do governador e possibilitará a realização de videoconferências, além de acesso em tempo real ao que está sendo feito. Entre as técnicas que atuarão na Sala de Gestão, estará Leonilse Guimarães, que trabalhava no gabinete do ex-presidente Lula.
* Com informações do governo do RS