Secretário de Infraestrutura recebe 70 municípios em audiência
O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, foi até a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, na tarde dessa segunda-feira (14). A viagem objetivou a participação de uma audiência que discutiu a malha viária do Estado com lideranças de 70 municípios das regiões das Missões, Grande Santa Rosa, Celeiro e Noroeste Colonial.
Dando continuidade aos encontros regionais para explicar a verdadeira situação das rodovias gaúchas, Beto ressaltou que está conversando com os prefeitos, passando a real condição de cada obra, com atenção especial para os municípios sem acessos asfálticos, uma prioridade do Governo. "Precisamos de R$ 886 milhões para concluir os 106 acessos, sendo que pretendemos garantir no último trimestre deste ano, junto ao BNDES, R$ 500 milhões", lembrou.
As obras dos acessos serão executadas em três frentes, as que começam em abril, com recursos próprios, as que aguardarão os financiamentos, como do BNDES e Banco Mundial, e as que necessitam ser repactuadas, por terem alguma pendência burocrática. "Tocar 200 obras ao mesmo tempo é por dinheiro fora, pois a comunidade nunca recebe a obra e o governo perde recursos", disse Albuquerque, explicando o critério de dividir os acessos em três lotes, dando prioridade as mais adiantadas.
Entre os acessos asfálticos que atingem a região e iniciarão em abril estão o de Nova Candelária – Vila, Novo Machado – Tucunduva, e São José do Inhacorá. "Os acessos que terão as obras aceleradas em abril tem previsão de conclusão entre 12 e 18 meses. Os demais, aguardarão os recursos dos financiamentos que o Governo do Estado está buscando", explicou o secretário.
Beto lembrou que o Governo pretende investir no Aeroporto Regional de Santa Rosa e deu a alternativa para a busca desses recursos. "A Copa do Mundo nos dá a chance de buscar, junto a União, recursos para melhorar a rede de aeroportos regionais que temos", destacou.
As lideranças presentes tiveram a oportunidade de se manifestar e reivindicar melhorias para suas cidades e região. O secretário ouviu e respondeu a todos, após receber inúmeros ofícios com as demandas por escrito. "Vamos estudar o que recebermos e dar um retorno. Queremos realizar outra audiência, no semestre que vem, com estas mesmas lideranças, para acompanharmos o andamento das obras nas estradas", encerrou Beto.
O encontro contou também com os deputados estaduais, Adroaldo Loureiro, Gerson Burmann, Zilá Breitenbach e Jéferson Fernandes, além do deputado federal, Elvino Bohn Gass, proponente da audiência pública.