Dilma anuncia mais verba em infraestrutura pública de banda larga
Em reunião realizada na semana passada com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a presidenta Dilma Rousseff mostrou-se insatisfeita com a negociação entre o Ministério e as empresas de telefonia fixa para expansão da banda larga no país.
De acordo co o próprio ministro, Dilma considerou as metas propostas pelas teles no Plano Geral de Metas de Universalização insuficientes e anunciou que pretende investir cerca de R$ 1 bilhão por ano em redes de internet públicas administradas pela Telebrás.
Uma das principais críticas da presidenta, segundo Bernardo, foi em relação às baixas velocidades da banda larga oferecidas pelas teles.
Paulo Bernardo avalia que o investimento do governo indica maior investimento no setor público, ou seja, na Telebrás, contudo também aponta para oportunidade de aumentar parcerias com setores privados.
Os defensores da campanha “Banda larga é um direito Seu!” vêem o serviço como um direito que deve ser garantido pelo Estado e estar ao acesso de todos. As entidades criticam a proposta de massificação feita pelo ministério, pois seria apenas um processo para expandir o acesso, sem necessariamente garantir o uso efetivo da Internet e de seus recursos. Por isso, falam em universalização do serviço. (pulsar/direitoàcomunicação)