A cada novo Seminário Regional do PPA Participativo, o público supera as expectativas. Na noite desta quarta (11), em Santa Rosa, mais uma vez, o número total de participantes foi o mais alto registrado em relação a todos os seminários anteriores. Ao todo, 877 pessoas entre autoridades registradas (114) e cidadãos credenciados (763) lotaram o Centro Cívico Cultural do município. A expressiva participação da comunidade das regiões Fronteira Noroeste, Noroeste Colonial, Missões e Celeiro, traduziu-se em atuação conjunta, com demandas concentradas nas áreas de Educação e apoio à Agricultura Familiar.
Professores e funcionários de escolas estaduais e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) solicitaram melhorias na infraestrutura e qualificação para os docentes. Representantes de associações de agricultores familiares reivindicaram políticas públicas para garantir a permanência das famílias no campo, com qualidade de vida. Entre as principais propostas apresentadas pela população relacionadas aos dois temas estão:
Educação
– UERGS: ampliação e qualificação dos campi, concurso público para 300 docentes e 400 funcionários, plano de carreira para os servidores, cursos de qualificação profissional
– Criação de novas escolas técnicas estaduais
– Melhorias na estrutura de laboratórios e bibliotecas das escolas estaduais
– Formação para professores atenderem às políticas de diversidade e inclusão
– Currículo escolar adaptado à população rural
– Cumprimento do piso nacional dos professores
– Estrutura de Segurança para alunos e professores
– Democratização do acesso e políticas de permanência com sucesso na escola
Agricultura Familiar
– Linhas de crédito para agricultura familiar e microempresas lideradas pela juventude da área rural
– Inclusão digital para famílias residentes nas áreas rurais
– Infraestrutura de fomento à bacia leiteira
– Ampliação e fortalecimento do Saneamento Básico nas áreas rurais
– Fortalecimento da Emater
– Políticas de incentivo às pesquisas e rede de comercialização da Economia Solidária
– Políticas de incentivo à permanência dos jovens no campo e à melhoria da qualidade de vida das famílias de agricultores
Ainda foram apresentadas demandas para as áreas da Saúde, com a defesa do investimento de 12% do Orçamento na área e criação de um hospital macrorregional e também na área de Segurança Pública, com reivindicações de ampliação do efetivo da Polícia Civil e Brigada Militar, adequação dos prédios e criação de centros de atendimento especializado às mulheres e crianças.
Participaram da cerimônia de abertura do Seminário Regional do PPA o prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, os secretários do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, e os adjuntos do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Mari Machado, e do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Antonio Gilson de Brum, além do diretor geral da vice-governadoria, Ellemar Wojen.
Texto: Carine Prevedello
Edição: Redação Palácio Piratini (51) 3210.4305