Cotação

USD/BRL
EUR/USD
USD/JPY
GBP/USD
GBP/BRL

Tempo

Assembleia(RS) aprova reajuste para o magistério

Aumento de 10,9% será passado a professores a partir da próxima semana

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o reajustes de pouco mais de 10,9% para o Magistério gaúcho. O aumento será repassado à categoria a partir da próxima semana, através de folha suplementar. A votação da matéria em plenário havia sido adiada em duas oportunidades, por falta de quórum, já que a oposição insistia que fosse repassado aos professores o piso nacional.

Antes da votação, os parlamentares aprovaram, por 28 votos favoráveis a 21, o requerimento de preferência apresentado pelo líder da bancada do PT, deputado Daniel Bordignon, para que fosse votado apenas o texto do PL 160/2011, sem a emenda do deputado Jorge Pozzobom (PSDB), que estabelecia que o governo estadual instituísse o piso nacional ao magistério ainda em 2011.

“O acordo que o Cpers previu que não será implementado neste ano e sim ao longo dos quatro anos do nosso governo”, afirmou o deputado Daniel Bordignon, à Rádio Guaíba, pouco antes da votação. “Implementar o piso nacional custará R$ 2 bilhões ao Estado”, explicou ele, classificando como “irresponsabilidade” uma eventual implementação de uma vez só, neste ano.