30/5/2011 13:21, Redação, com BBC
O vice-presidente da Fifa – atualmente suspenso – Jack Warner, divulgou um email que sugere que Mohamed Bin Hamman, presidente da confederação asiática – igualmente suspenso – “comprou” as finais da Copa de 2022 para o Catar.
O email teria seria enviado pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. Ele admitiu que o email é verdadeiro, mas afirmou que “foram citados apenas trechos selecionados” da mensagem.
“(Hamman) pensou que se pode comprar a Fifa como eles compraram a Copa do Mundo”, escreveu Valcke no email.
A equipe da Copa de 2022 no Catar, por sua vez, divulgou uma declaração “negando categoricamente qualquer transgressão” na candidatura.
– Estamos tentando, urgentemente, esclarecer com a Fifa a declaração de seu secretário-geral –, afirmaram autoridades do Catar na nota.
– Enquanto isto, estamos buscando aconselhamento legal para analisar nossas opções.
Email particular
Jerome Valcke destacou que seu email para Warner não deveria ter sido divulgado.
– Ele (Warner) me enviou um email perguntando se aquilo que eu queria (Bin Hamman concorrendo à presidência da Fifa). Ele disse que eu deveria pedir que Bin Hamman retirasse (a candidatura) –, afirmou Valcke.
Bin Hamman disse nesta segunda-feira:
– Não sei por que ele (Valcke) disse isso. Se eu estivesse comprando em nome do Catar, seria preciso também perguntar às 13 pessoas que votaram pelo Catar.
Quando perguntado se a acusação de Valcke era verdadeira, Bin Hamman respondeu:
– O que você acha?
Bin Hamman foi suspenso do cargo de presidente da confederação asiática de futebol horas depois de retirar sua candidatura à presidência da Fifa, na manhã de domingo.
A decisão de Bin Hamman deixa apenas Sepp Blatter como candidato à presidência da entidade. Blatter, de 75 anos, está tentando o quarto mandato e tem concorrido à presidência da Fifa sem oponentes desde 1998.
Blatter deve conceder uma entrevista coletiva ainda nesta segunda-feira. A Fifa afirma que a eleição vai ocorrer como o previsto na quarta-feira.