Os dados do Censo 2010 estão sendo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) à medida que vão sendo computados e tabulados. Os números finais só estarão disponíveis no final do primeiro semestre de 2012. Agora, o IBGE revelou que mais de 16 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros vivem com até um salário mínimo de renda.
Os números revelados agora dizem respeito ao levantamento demográfico dos 5.565 municípios com “recortes internos” como distritos, bairros e localidades rurais e urbanas. Consideraram também sexo, cor ou raça, condição no domicílio, pessoas responsáveis pelos domicílios particulares e compartilhamento da responsabilidade pelo domicílio, bem como alfabetização, rendimento domiciliar e mortalidade.
Na nova estratificação, ficou caracterizado que a maioria dos domicílios particulares é habitado por famílias com renda per capita que não ultrapassa a faixa do meio salário mínimo (R$ 255,00) a um salário mínimo (R$ 510,00 à época da pesquisa) por mês. São mais de 16 milhões de domicílios nesta situação.
Com 7 milhões e 360 mil domicílios, a região Sudeste é a que concentra o maior número de famílias com renda de meio a um salário mínimo. A região Sul — Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná — tem 2 milhões 624 mil domicílios nestas condições e Florianópolis é a capital brasileira de maior renda per capita, acima de 5 salários mínimos. Porto Alegre é a quarta capital com maior renda, à frente de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba.
Idosos
Porto Alegre é a segunda capital do país com o maior número de pessoas acima de 65 anos como responsáveis pelo sustento dos domicílios, totalizando 18%. No Rio de Janeiro, dois de cada 10 domicílios, ou 20%, são mantidos por idosos acima dos 65 anos. É a capital brasileira com o maior número de idosos nestas condições. Outra curiosidade revelada pelo censo e que une Porto Alegre com o Rio de Janeiro é justamente o número de idosos. Cada uma delas tem 13% da população acima de 65 anos e, as duas juntas, somam 999 mil 263 pessoas idosas.
Com informações do IBGE