Brasileirão
O Grêmio bateu o Bahia pelo placar de 2 a 0 e quebrou a sequência de resultados ruins dentro do estádio Olímpico. Os gols gremistas foram marcados por Júnior Viçosa ainda na primeira etapa. Com o resultado, o Tricolor chegou aos seis pontos no Brasileirão. Já os baianos seguem com apenas um.
Na próxima rodada, o Grêmio fará um confronto de tricolores com o São Paulo no Morumbi, no sábado, às 18h30min. Enquanto o Bahia recebe o Atlético-MG no domingo, às 16h, em busca de sua primeira vitória na competição.
O jogo
Em uma tarde de frio no estádio Olímpico, o Grêmio começou com pé direito o confronto com o Bahia. Logo aos 5min, após troca de passes, Mário Fernandes foi a linha de funda e cruzou para Júnior Viçosa que entrava sozinho e de cabeça colocou no fundo do gol defendido por Marcelo Lomba, 1 a 0.
O Bahia tentou responder seis minutos depois com Jobson, que driblou Neuton e bateu cruzado obrigando Marcelo Grohe a fazer uma grande defesa.
A partida seguia em um ritmo lento. Com a vantagem, o Grêmio tinha dificuldades para atacar devido aos erros de passe. No entanto, o Bahia não conseguia se aproveitar e seguia sem ameaçar o arqueiro tricolor, que teve apenas que fazer uma intervenção aos 31min em cabeçada de Souza.
E o Grêmio chegou ao segundo gol aos 32min. Após troca de passes pelo lado esquerdo, Lins cruzou rasteiro para Viçosa marcar mais uma vez, 2 a 0 para o Tricolor.
O terceiro tento gremista quase aconteceu aos 40min. Escudero deu passes às costas da defesa para Douglas que bateu na saída de Marcelo Lomba, que conseguiu dar um tapa e mandar a bola para escanteio. E terminou em 2 a 0 para o Grêmio a primeira etapa.
As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem mudanças. A primeira chegada foi do Bahia. Lulinha tocou para Jobson que cruzou buscando o centroavante Souza, mas Rafael Marques conseguiu a antecipação e mandou para escanteio aos 3min.
O time visitante seguia pressionando em uma sequência de escanteios em busca de seu primeiro gol. Em um deles, Fahel se antecipou aos defensores gremistas e cabeceou para defesa de Marcelo Grohe.
Aos 9min o Grêmio quase chegou ao terceiro em jogada de contra-ataque. Douglas tocou para Júnior Viçosa que chutou para defesa de Lomba.
A partir dos 10min o Tricolor foi contendo o ímpeto baiano e passando a ter o controle do jogo. Aos 12min Viçosa fez jogada pelo lado direito, mas Lins finalizou sem força para defesa do goleiro visitante.
Aos 16min, o técnico Renato Portaluppi fez a primeira mudança na equipe. Leandro entrou no lugar de Lins. No minuto seguinte, Ávine bateu falta sofrida por Lulinha e acertou o travessão de Marcelo Grohe.
Aos 26min, estreia no time gremista. Renato colocou Marquinhos no lugar do artilheiro da tarde, Júnior Viçosa. Seis minutos depois, a terceira mexida, o aniversariante Gabriel entrou no lugar de Escudero alterando o esquema para o 3-5-2.
Em sua primeira jogada, o camisa 2 tocou para Leandro que sem ângulo bateu para fora. Com o jogo se encaminhando para o final, o Tricolor trocava passes deixando o tempo passar. O Bahia seguia sem forças para buscar o gol. E terminou assim no estádio Olímpico: Grêmio 2 x 0 Bahia.
> Campeonato Brasileiro
3ª rodada
Grêmio 2 x 0 Bahia
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Rafael Marques, Saimon e Neuton; Rochemback, Fernando, Escudero (Gabriel) e Douglas; Júnior Viçosa (Marquinhos) e Lins (Leandro).
Técnico: Renato Portaluppi
BAHIA
Marcelo Lomba, Gabriel, Danny Morais, Titi e Ávine (Marcos); Marcone, Fahel, Camacho e Lulinha (Maranhão); Souza (Rafael) e Jobson.
Técnico: René Simões
Gols
Grêmio: Júnior Viçosa (5min/1ºT, 32min/1ºT)
Bahia
Cartões
Grêmio: Fernando
Bahia: Souza, Camacho
Público Total: 18.693
Renda: R$ 277.682,00
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique.
Auxiliares: Roberto Braatz e Lilian da Silva Bruno.
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Data: 05 de junho de 2011