Foi positiva a reunião da Executiva Estadual do PSB/RS que reuniu os deputados estaduais socialistas Catarina Paladini, Heitor Schuch e Miki Breier para aprofundar o debate sobre o Plano de Sustentabilidade Financeira do Estado, em tramitação na Assembleia. Os socialistas manifestaram a convicção da necessidade das alterações embora sinalizem que, por serem temas polêmicos e cruciais para o futuro da administração do Estado, devem ser analisados com profundidade. " O PSB sabe da sua responsabilidade enquanto integrante da base governista, mas mais do que isto temos uma responsabilidade com a sociedade gaúcha", ressaltou o presidente Caleb de Oliveira. Assim, os socialistas definiram que será realizada mais uma rodada de debates sobre os principais pontos do Plano, como a Inspeção veicular e a alteração na Previdência do Estado.
O governador em exercício, Beto Grill (PSB) destacou que " nunca se reuniu condições tão favoráveis para enfrentar estas questões". Conforme Grill o nosso governo precisa ter coragem para realizar estas mudanças e assim obter bons resultados a médio e longo prazo para o Estado. O secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, defendeu que alguns ajustes estruturais são fundamentais. "Ou fazemos mudanças ou o Estado ficará ingovernável".
As propostas do Executivo foram detalhadas pelo assessor especial do gabinete do governador, João Vitor Domingues, na noite desta quarta-feira (1º/06). Ele defendeu as medidas como forma de retomar a capacidade de investimento do Estado e assim oferecer melhorias em infraestrutura, serviços públicos de qualidade e implementar um novo modelo de atração de investimentos para o Rio Grande do Sul.