Cotação

USD/BRL
EUR/USD
USD/JPY
GBP/USD
GBP/BRL

Tempo

Notícias Regionais

Três Passos – Dois jovens ficam feridos em atropelamento de moto ocorrido no centro

 

No final da tarde desta terça-feira (14), um acidente foi registrado na Av. Júlio de Castilhos, em Três Passos.

Por volta das 18h, Michele Boll, de 25 anos, foi atropelada por uma moto Yamaha Fazer, conduzida por Fernando Carré, 19 anos, em frente à churrascaria Paladar. Ambos os envolvidos resultaram com ferimentos, sendo que a jovem apresentou as lesões mais graves: uma perna quebrada e vários cortes na cabeça.

Os jovens foram socorridos pela Equipe de Bombeiros e serviço Salvar/Samu de Três Passos. Posteriormente, foram encaminhados para o Hospital de Caridade do município. Apesar da gravidade do acidente, Michele e Fernando passam bem.(difusora/celeiro)

 

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

Três Passos – Polo UAB promove 2ª etapa do Ciclo de Estudos Acadêmicos

O Polo UAB de Três Passos promoveu nos dias 9, 10 e 11 de junho, a 2ª Etapa do Ciclo de Estudos Acadêmicos, coordenado pelo curso de Letras – Português, composto por duas turmas, através de suas tutoras Edelci Krügel e Olivia Da Ros, e da Coordenadora do Polo, Janete Jussara Janete Jussara Schmitz.

No primeiro dia do evento (9), o acadêmico do Curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pelo Cesnors/UFSM, Juarez Paulo Braga Zamberlan, em sua palestra, realizou uma análise do Processo de Comunicação através dos três eixos: Política, Economia e Comunicação.

No segundo dia (10), o evento contou com a presença de duas professoras da UFSM: Dra. Andrea do Roccio Souto – que abordou o tema: "Literatura através de Textos" – e a professora Evellyne – com o tema "Um Programa dos Estudos Fonológicos para os Alunos Ead".

No terceiro dia (11), aconteceram duas oficinas temáticas coordenadas pelas professoras Edelci Krügel, com o tema "Estratégias de Leitura", e Larissa, com o tema "Estudo do Parágrafo".

O evento foi mais uma alternativa de formação para profissionais que atuam na área da Educação. Esta etapa do Ciclo de Estudos Acadêmicos cumpre com uma das funções do Polo, o de atuar junto à comunidade, contribuindo na construção da melhoria na qualidade do ensino, bem como ampliando os conhecimentos dos acadêmicos que fazem parte do corpo discente do Polo.

 

 

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

Três Passos – Professores de idiomas do Colégio Ipiranga participam de encontro da Rede Sinodal

 

Os professores de língua estrangeira do Colégio Ipiranga Nader Umar, Tanira Giacon Haten e Carlos Rudolfo Kunde, participaram de um curso de atualização e formação, promovido pela Rede Sinodal de Educação. O local foi o Colégio Evangélico Augusto Pestana, na cidade de Ijuí, e o encontro, que se realizou nos dias 10 e 11 de junho, provocou os participantes à compreensão do processo de aprendizagem e da contribuição das diferentes linguagens nesse processo, se propondo, através do conhecimento de diferentes experiências, à reflexão sobre propostas de ensino de línguas e a qualificação dos professores e alunos no ensino e aprendizagem.

O programa incluiu palestra sobre "Cérebro, Linguagem e Aprendizagem", com o Dr. Fernando Louzada, da Universidade Federal do Paraná; circuito de aprendizagens, que versaram sobre o uso de vídeos; o corpo como uma linguagem universal; e a composição musical como recurso metodológico na aula de Língua Estrangeira.

A reunião contou com a presença da coordenadora Pedagógica da Rede Sinodal, Marguit Golmeyer, e também proporcionou o intercâmbio de ideais sobre aprendizagem cooperativa e informações sobre os intercâmbios realizados pelas escolas afiliadas à da Rede sinodal de Educação.

 

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

Crissiumal – Dois meninos foram vítimas de abuso sexual na tarde de terça-feira

 

 

Dois meninos menores de idade foram vítimas de abuso sexual em Crissiumal. O crime aconteceu na tarde de terça-feira (14), nas proximidades do Seminário São Miguel. Segundo a delegada de polícia de Crissiumal, Beatrice Didier de Almeida, o abuso ocorreu entre 14h e 16h.

A Brigada Militar foi acionada, e os meninos foram levados ao Hospital de Caridade de Crissiumal, onde foram atendidos e passaram por exames. O Conselho Tutelar do Município também foi acionado.

A ocorrência está sob investigação da Delegacia de Polícia de Crissiumal, que já possui suspeito(s). Maiores informações não foram divulgadas em virtude do crime ainda estar sendo investigado.(guia de crissiumal)

 

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

Humaitá – Deputado Classmann apoia realização da 5ª ExpoHumaitá
O líder do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, recebeu nesta quarta-feira (15) comitiva da cidade de Humaitá, composta pelo prefeito César Schwade, pelo presidente da 5ª ExpoHumaitá, Carlos Alberto Turra, sua esposa Marisa Turra, e pelo secretário da Feira, Gilberto Knorst. O grupo veio divulgar o evento, que será realizada entre 25 e 27 de novembro.
O prefeito destacou a importância da 5ª Edição da Feira Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária para o município e pediu apoio do deputado para divulgar o evento. “Conhecendo o empenho do deputado e sua disposição de sempre ajudar a região, estamos buscando apoio para a promoção do nosso evento", disse Schwade.
Durante a 5ª ExpoHumaitá também ocorrerá a Expodinâmica, voltada para a demonstração de culturas como milho, leguminosas e pastagens, e destinada ao melhoramento da qualidade da alimentação do gado de leite, e, consequentemente, maior produtividade.
Classmann, autor do projeto que originou a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural no Estado, integrou-se aos organizadores do evento na busca de apoio para a feira. “A ExpoHumaitá, além de promover as potencialidades do município e da região, estará voltada à promoção de novas tecnologias, visando também o incremento da produtividade da pecuária leiteria e o aumento de renda dos produtores rurais. Por isso, merece totalmente o nosso apoio”, destacou o deputado.

 

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

TRÊS PASSOS – 21ª CRE realizou a I Formação de Professores – Educação Ambiental

A 21ª Coordenadoria Regional de Educação realizou, no dia 10 de junho, em Três Passos, o I Encontro de Formação de Professores da Educação Ambiental. O evento constou de palestras, debates e mostra de boas práticas. As palestras e os debates ocorreram pela manhã, no Auditório da UNIJUÍ. Na ocasião, o Dr. Daniel Cenci, professor da UNIJUÍ, explanou sobre a Legislação Ambiental e provocou os presentes a pensar a respeito do consumismo desenfreado do mundo capitalista, visando a proposta e a implementação de alternativas de sustentabilidade. A Drª Marlise Dal Forno, professora da UFRGS, fez uma abordagem sobre “ações ambientais para além da sala de aula”, sugerindo materiais e publicações a serem utilizadas em qualquer situação educativa.
Durante a tarde, na Mostra de Boas Práticas, ocorrida no I. E. E. Érico Veríssimo, foram apresentados dezessete trabalhos desenvolvidos por escolas e entidades notadamente comprometidas com o meio ambiente. Tais trabalhos mostram alternativas de sustentabilidade com qualidade de vida e responsabilidade social, através de ações simples, onde as interações responsáveis fazem a diferença e promovem efetivamente a educação desta e das futuras gerações.
Considerando os eixos da gestão SEDUC, especialmente o da “Apropriação do Conhecimento Acadêmico nas Práticas Diárias do Aprendizado”, a 21ª Coordenadoria Regional de Educação tem como objetivo viabilizar a formação continuada dos profissionais da educação. Estes objetivos são realizados através de encontros de estudos que promovem a reflexão. Nesta perspectiva e com o apoio da UNIJUÍ, UAB/UFRGS, CORSAN, COMUPAM, PATRAM, EMATER, Instituto Yucumã e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Três Passos e a participação de professores dos dezenove municípios de abrangência da 21ª CRE, professores municipais de Três Passos e representantes de diversas entidades locais e regionais é que ocorreu o I Encontro de Formação de Professores – Educação Ambiental.

 

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

BRAGA – Inauguração das reformas no GPM

Foi realizada dia 31 de maio, as 19h a solenidade de Inauguração das reformas realizadas no Prédio da Brigada Militar do município de Braga, ocorridas nos meses de março e abril deste ano. Os recursos foram oriundos de doações: da empresa TURVO ENERGIA – SESBE (responsável pela construção da usina hidrelétrica neste município), de repasses da Prefeitura de Braga, e de verbas do Ministério Público comarca de Campo Novo ao qual pertence o município de Braga.
Estiveram presentes na solenidade as seguintes autoridades: Drª. LAURA RUSCHEL ANES LIRA – Juíza de Direito – Comarca de Campo Novo, Dr. FABIANO REDIVO SILVA – Promotor de Justiça – Campo Novo, Drª. Roberta Penz de Oliveira – Juíza de Direito – Comarca de Santo Augusto, Eng. Manoel Euzébio da Silva – Representando a empresa SESBE, LUIS CARLOS BALESTRIM – Prefeito Municipal, MARIA DE FATIMA DICK – Tesoureira do CONSEPRO, Maj. RENAN CLARO – Comandante do 7ºBPM, Cap. ALEXANDRE MOREIRA PEREIRA – Cmt da 1ª e 2ª CIA, Ten. LAURI RODRIGUES DA SILVA – Cmt do POE, 1º Sgt ANDRE DONATO ZWIRTES – Cmt Pelotão e o Sd CLÓVIS JOSÉ STAFFEN – Resp/Cmdo do GPM de Braga e demais pessoas da comunidade. Compareceram também a solenidade, representantes da Policia Civil, Oficiais de Justiça, funcionários da Promotoria de Justiça e representantes do Banco Banrisul.

 

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////