Cotação

USD/BRL
EUR/USD
USD/JPY
GBP/USD
GBP/BRL

Tempo

Grêmio faz 2 a 0 no Coritiba e volta a vencer após 35 dias

Foi preciso esperar mais de um mês (cinco jogos) para que o Grêmio voltasse a vencer no Campeonato Brasileiro. Pela 9ª rodada, na tarde deste domingo, no Olímpico, Gilberto Silva e André Lima construíram o placar de 2 a 0 sobre o Coritiba que fez o time se distanciar da zona do rebaixamento que já começava a povoar o imaginário tricolor.

Agora, o técnico Julinho Camargo terá uma semana para treinar e fazer com que a equipe assimile o trabalho que está recém começando. O próximo compromisso será domingo, às 16h, diante do Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli, em Santa Catarina.

– O jogo

Atuando em seus domínios, o Grêmio controlou a partida desde o seu começo. Porém, a superioridade na posse de bola não soube ser convertida em lances agudos. Na primeira metade do tempo inicial foram apenas dois registros de chutes em gol. Em ambos, o goleiro Edson Bastos defendeu.

Com 5 minutos, Leandro recebeu antes da meia-lua e rapidamente passou para o lado onde André Lima emendou para fazer o arqueiro adversário trabalhar pela primeira vez. Dez minutos depois, em jogada bem trabalhada pelo lado esquerdo com Douglas, Gabriel e Leandro, a bola chegou até André Lima novamente pouco à frente da área. O centroavante apenas escorou para Escudero mandar um petardo de canhota, obrigando o voo de Bastos para espalmar por cima.

Sem conseguir criar perigo ao inimigo, nem mesmo na bola aérea através de escanteios ou faltas alçadas na área, o Tricolor se viu ameaçado aos 21, 30 e 34 minutos. Nas três oportunidades Marcelo Grohe honrou a reserva de Victor, que está com a Seleção Brasileira na Copa América da Argentina.

No primeiro lance, o chute do centroavante Leonardo desviou na zaga e só não entrou no contrapé porque o camisa 12 gremista pulou com grande agilidade junto ao poste direito para salvar. No segundo, em uma falha grotesca de Neuton, Marcos Aurélio roubou a bola no grande círculo, avançou até a área e chutou rasteiro para Grohe defender pulando para a direita. Por fim, no chute em curva de Léo Gago da meia-esquerda, o arqueiro tricolor saltou e espalmou pela linha de fundo.

Na estreino no Olímpico, Gilberto Silva abriu o marcador - Foto: Luciano Leon/Divulgação O Grêmio, por sua vez, foi arrematar novamente somente aos 42min, quando Leandro ingressou na área pela direita, passou pelo marcador e mandou cruzado para fora. Fim de primeiro tempo com um misto de aplausos e vaias, principalmente para Neuton, que chegou a ser apupado ainda com bola rolando.

Percebendo a má jornada do zagueiro improvisado na lateral, o técnico Julinho Camargo o sacou no intervalo para promover a entrada de Bruno Collaço.

Iniciada a segunda etapa, o Grêmio começou a exercer pressão no Coritiba. Depois de duas tentativas de Escudero, aos 3 e 8 minutos, aos 11 Leandro invadiu a área pela direita e concluiu cruzado à direita de Edson Bastos.

E foram precisos apenas mais nove minutos para que o grito de gol preso na garganta do torcedor fosse solto. Na sobra de bola, perto da área pela esquerda, Mário Fernandes foi ao fundo e cruzou para o testaço indefensável de Gilberto Silva.

André Lima voltou a marcar após longo tempo lesionado - Foto: Luciano Leon/Divulgação A partir de então só deu Tricolor, encurralando o Coxa em seu campo de defesa. Com 21min, Leandro mandou rente ao poste esquerdo paranaense e aos 25 por pouco o vice-campeão da Copa do Brasil não empatou. Na penetração de Bill na área pela esquerda, bateu em diagonal para Marcelo Grohe defender com o pé.

Sem acusar o susto, no minuto seguinte veio a tranquilidade no escore. No contra-ataque do puxado pela direita, Leandro rolou para o meio, na risca da grande área, Douglas fez o corta-luz e deixou a bola limpa para André Lima colocar no canto esquerdo de Bastos.

Quando o cronômetro do árbitro Sandro Meira Ricci (Fifa/DF) apontava 28 minutos, Douglas ainda carimbou o travessão em bela cobrança de falta. Com o resultado garantido, o Grêmio não sofreu ameaças e ainda passou por duas modificações, com Willian Magrão e Miralles substituindo a Escudero e André Lima aos 33 e 40min, respectivamente.

 

> Campeonato Brasileiro
9ª rodada

Grêmio 2 x 0 Coritiba
GRÊMIO

Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Neuton (Bruno Collaço); Gilberto Silva, Rochemback, Douglas e Escudero (Willian Magrão); Leandro e André Lima (Miralles).
Técnico: Julinho Camargo

CORITIBA
Edson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Eltinho; Marcos Paulo, Léo Gago, Tcheco (Bill) e Éverton (Anderson Aquino); Marcos Aurélio (Everton Ribeiro) e Leonardo.
Técnico: Marcelo Oliveira

Gols:
Grêmio:
Gilberto Silva (18min/2ºT); André Lima (26min/2ºT)
Coritiba:

Cartões amarelos:
Grêmio:
Rafael Marques
Coritiba: Pereira, Edson Bastos, Emerson, Jonas

Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-DF)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e César Augusto de Oliveira Vaz (DF)

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: domingo, 10 de julho de 2011

Público total: 16.988
Público pagante:
13.706
Renda:
R$ 252.117,00