O município de Campo Novo realizou na terça-feira (26) sua 5ª Conferência Municipal de Assistência Social, nas dependências do Clube da Saudade.
O tema abordado na conferência desse ano foi: “Consolidar o SUAS – Sistema Único de Assistência Social e valorizar seus trabalhadores”.
O prefeito Edison Baraldi Machado, o presidente da Câmara de Vereadores, Edroaldo Knop de Oliveira, a secretária municipal de Assistência Social, Beatriz Fátima Kasper e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Elena Rosane Pinheiro da Silva, compuseram a mesa oficial, ao lado da palestrante dessa conferência, Isolete Bacca, coordenadora socioassistencial da Ascar/Emater, e integrante titular do Conselho Estadual de Assistência Social.
Ela detalhou esse processo de construção do SUAS, analisando suas relações com as políticas sociais públicas, e orientando sobre a busca por sua descentralização.
Os participantes, num trabalho em grupo, debateram sobre quatro sub-temas principais: estratégias para estruturação da gestão do trabalho no SUAS; reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; fortalecimento da participação e do controle social e a centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.