8ª MEP PREMIA OS MELHORES PROJETOS
A Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC, de Bom Progresso, pertencente a 21ª CRE, Três Passos, ficou em 1º lugar na 8ª MEP com o projeto que trata das diferentes formas de irrigação para a cultura da alface.
Mais de dois mil visitantes prestigiaram a Mostra podendo conferir os 43 projetos técnico-científicos distribuídos nos mais diversos eixos tecnológicos nos três dias de exposição. A 8ª MEP (Mostra da Educação Profissional) realizada de 24 a 26 de agosto/2011, na Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia, na cidade de Três Passos, contou com a participação de 16 escolas Estaduais de 12 municípios das coordenadorias de Educação de Três Passos, Santa Rosa e Palmeira das Missões. Nesta fase regional foram premiados 10 trabalhos, sendo que os 06 (seis) primeiros irão para a 5ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (FECITEP) em Canoas, nos dias 06, 07 e 08 de outubro/2011. Além dos dez trabalhos premiados, foram contemplados mais quatro projetos como prêmios destaques.
O evento foi promovido pela SUEPRO – Superintendência da Educação Profissional – e executado pelo 7º Núcleo que compreende a 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos, 20ª Coordenadoria Regional de Educação, de Palmeira das Missões e 17ª Coordenadoria Regional de Santa Rosa. O objetivo da mostra é propiciar visibilidade à educação técnica e incentivar trabalhos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica nas escolas da rede estadual e municipal que possuem Cursos Técnicos, além de promover a socialização, a troca de saberes, experiências e conhecimentos.
Na quarta-feira, 24, às 16 horas, aconteceu a cerimônia de abertura que contou com a presença do Professor Artur Hugo Hepp, Titular da 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos; da Coordenadora Regional da 20ª CRE de Palmeira das Missões, Sra. Idalina da Silva machado; da Sra. Ilse Maria Bamberg, Coordenadora da 17ª CRE de Santa Rosa; da Sra. Vandelcir Rosenbaum, representando o Sr. Pedro Luiz Maboni, Diretor Superintendente da Educação Profissional do Estado do Rio Grande do Sul; do Secretario de Educação do Município de Três Passos, o Sr. Dalmiro Volnei Silva representando o Prefeito Municipal Cleri Camilotti, além de outras autoridades presentes. Na oportunidade, o Coordenador, ressaltou a importância de eventos como a Mostra Profissional e que a troca de experiências e saberes motiva os alunos a continuarem buscando conhecimentos através da iniciação à pesquisa cientifica e tecnológica. Houve também momento artístico e a entrada das bandeiras das escolas técnicas, conduzidas por alunos do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo de Três Passos. Logo após iniciou-se as exposições nas dependências da Escola Águia de Haia.
O público que prestigiou o evento estava representado por alunos, professores e comunidade escolar das três regiões das coordenadorias de educação. Os 43 projetos apresentados pelos alunos estavam distribuídos em 08 (oito) Eixos Tecnológicos dos 12 que a MEP a nível Estadual possui: Ambiente, Saúde e Segurança; Apoio Educacional; Gestão e Negócios; Controle e Processos Industriais; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Produção Alimentícia e Recursos Naturais foram os eixos que a edição 2011 apresentou na Mostra.
A 21ª CRE participou com 6 escolas da qual saiu a grande vencedora, a Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC, do município de Bom Progresso através do projeto: Desenvolvimento, custos e viabilidade da cultura da alface em Sistema de irrigação “gotejamento fitas de polietileno-sulcos-gotejo na taquara” em parcelas de fertirrigação, adubação orgânica e sem adubação, pertencente ao Eixo Tecnológico de Recursos Naturais, desenvolvido pelos alunos autores do curso Técnico em Agropecuária, Jariel Jarduzim Gustavo Frizzo e Guilherem Angelim, e pelos alunos coautores Alisson Hagge, Anderson Hagge e Tiago Kerne com a orientação do professor Marco Antonio de Morais e coorientação do professor Dirceu de Souza Diesel Junior.
O projeto mostrou as técnicas de irrigação, sua funcionalidade e utilização para o fornecimento de água ao solo de forma econômica com quantidade suficiente para dar condições adequadas de umidade necessária para o desenvolvimento das culturas evitando desperdícios de tempo e gastos.
A Solenidade de encerramento ocorreu na tarde de sexta-feira, 24, com apresentações artísticas da invernada adulta do CTG Missioneiro dos Pampas e da Escola Municipal São José. Logo após teve inicio a divulgação dos resultados e as premiações dos 10 melhores projetos e dos 4 prêmios destaques.
Os 06 (seis) projetos que irão para a FECITEP em outubro deste ano são:
1º lugar: Desenvolvimento, custos e viabilidade da cultura da alface em sistema de irrigação “gotejamento fitas de polietileno-sulcos-gotejo na taquara” em parcelas de fertirrigação, adubação orgânica e sem adubação. Projeto da Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC de Bom Progresso, da 21ª CRE.
2º lugar: Análise da adequação nutricional das refeições da escola: baseado nas necessidades energéticas estimadas dos alunos. Projeto da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato de Palmeira das Missões, pertencente a 20ª CRE.
3º lugar: Utilização de parasitóides no controle biológico de baratas. Projeto da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato de Palmeira das Missões, da 20ª CRE.
4º lugar: Servidor Voip (voz sobre IP). Projeto da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII de Campina das Missões, da 17º CRE.
5º lugar: Projeto de criação de uma empresa e reaproveitamento do óleo de cozinha. Projeto do Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli de Três de Maio, da 17ª CRE.
6º lugar: A inserção no mercado de trabalho das alunas egressas, de 2006 a 2010, do curso técnico em agropecuária, da Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste. Projeto da Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste de Santa Rosa, da 17ª CRE.
Para entender
Forma de Avaliação:
Cada projeto foi avaliado no local do evento por 03 (três) Avaliadores Especialistas, oriundos de diversas Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior e de empresas que contemplam os eixos tecnológicos apresentados na Mostra.
História da MEP:
As MEPs são distribuídas em sete núcleos que agrupam as 30 Coordenadorias Regionais de Educação do Estado do Rio grande do Sul. A Mostra é organizada desde 2004, mas apenas em 2007 foi regionalizada e organizada em núcleos com a adesão das escolas municipais do Estado do Rio grande do Sul que oferecem Cursos Técnicos de Nível Médio. As duas primeiras edições da MEP foram realizadas na Escola Estadual Técnica de Agricultura – EETA, de Viamão, em 2004 e 2005 respectivamente. Em 2006, a 3ª MEP foi realizada na Escola Técnica Estadual Parobé,