2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE EM TRÊS PASSOS
2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas De Juventude
“Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”.
“Conquistar direitos, desenvolver o Brasil”
Será realizada em Três Passos, no dia 15 de setembro, no auditório da Unijuí, das 09:00 as 16:00 horas, a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, “Etapa Municipal”. A conferência é coordenada pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, juntamente com a Coordenadoria Estadual de Juventude.
Durante este ano de 2011 jovens dos 4 cantos do Brasil, dos mais variadas formas de expressão e diversas realidades sociais, participarão de espaços para discussão e diálogo sobre suas necessidades e sobre o presente e o futuro do País. A Conferência se dará em âmbito, municipal, estadual e federal.
O olhar da sociedade sobre essa juventude ainda é carregado de muitos preconceitos. É a hora de entender melhor e ouvir o que os próprios jovens querem e pensam sobre seu futuro, para que possamos juntos construir um novo referencial de sociedade. Para que isso aconteça, o primeiro passo é entender o que são Políticas Públicas.
Políticas Públicas são formas de políticas implementadas pelo Estado que pretendem garantir o consenso social, através de iniciativas que contribuam para a redução de desigualdades e controle das esferas da vida pública para garantir os direitos dos cidadãos. O que o jovem precisa é de políticas que lhe assegurem uma escola acessível e de qualidade, formação profissional adequada, oportunidades dignas de trabalho e renda, alternativas de lazer saudável e aconselhamento saudável na saúde sexual. O jovem necessita de apoio, atenção e perspectivas de auto-realização.
Pois a juventude é uma camada que precisa de investimentos na educação e segurança para um futuro promissor, pois se encontra na juventude o futuro do Brasil.
Vamos lá juventude, entrar nessa iniciativa juntos, lutando pelo nosso direito a cidadania, de poder criar, inovar, ter a liberdade de ir e vir, possuindo direitos e deveres. E que juntos possamos, nós “Jovens” ter o direito de fazer parte da Sociedade.