Cotação

USD/BRL
EUR/USD
USD/JPY
GBP/USD
GBP/BRL

Tempo

Grêmio joga mal e é goleado pelo Vasco

Pela primeira vez em quatro anos, os torcedores do Vasco não verão clube algum a sua frente na tabela de classificação do Brasileiro. Graças à goleada por 4 a 0 sobre o Grêmio, com gols de Elton, Diego Souza, Éder Luís e Fagner na noite deste sábado, em São Januário, pela 24ª rodada, o Gigante da Colina dormirá na primeira posição, com 45 pontos. Com a derrota, a primeira no segundo turno, o Grêmio estacionou nos 30.

Após as justas comemorações de sábado, neste domingo as atenções dos vascaínos estarão voltadas ao estádio do Pacaembu, onde o Corinthians disputa o clássico contra o Santos. Caso o Timão não vença, a liderança estará consolidada.

As duas equipes ainda se estudavam quando o Vasco abriu o placar. Aos 4min Éder Luis recebeu na ponta direita, foi à linha de fundo e cruzou. Elton se antecipou ao Saimon e ao goleiro Victor e completou com precisão para o fundo das redes: 1 a 0.

A resposta do Grêmio não tardou: aos 9 Marquinhos cobrou falta da intermediária e, mesmo de costas para o gol, o artilheiro André Lima cabeceou e a bola passou muito perto da baliza defendida por Fernando Prass.

A grande oportunidade do Grêmio, porém, aconteceria aos 42: Julio César recebeu na ponta esquerda e cruzou. André Lima passou da bola e Douglas tocou para Escudeiro mandar uma bomba e obrigar Fernando Prass a fazer grande defesa.

Antes disso, porém, o Vasco já finha feito o segundo gol. Aliás, um golaço. Aos 34 minutos Felipe Bastou lançou Diego Souza, o meia dominou na entrada da área, deu lindo drible em Edcarlos e tocou na saída de Victor. Se aproveitando de uma grave falha da equipe gaúcha nas laterais do campo, o Vasco aindat eve duas chances com Elton, mas o atacante não as aproveitou e a primeira etapa terminou mesmo em 2 a 0 para o Vasco.

Assim como no primeiro tempo, o Vasco começou o segundo marcando gol logo no primeiro lance em que ameaçou o adversário. Aos 8 minutos Diego Souza fez um lindo lançamento e achou Fagner na ponta direita. O lateral cruzou e Eder Luís completou com precisão: 3 a 0.

Aos 11′ Celso Roth tentou mudar o panorama do jogo fazendo duas substituições: saíram Douglas e Escudero e entraram Leandro e Adilson. Ambos, porém, foram tão inoperantes quanto os titulares. A prova disso é que a cara do jogo não mudou. Aliás, mudou para melhor para o Vasco. Aos 16 minutos Diego Souza fez outra bela jogada, driblando dentro da área, e tocou para Fagner transformar a vitória em goleada.

O quarto gol teve efeito devastador no Grêmio. Cinco minutos após o gol de Fagner, o técnico Celso Roth "jogou a toalha". À beira do campo, pediu aos seus jogadores que cuidassem da marcação porque o jogo tinha acabado.

Como o Vasco também não quisesse aumentar o placar, a partida seguiu com ritmo mais lento até o apito final do árbitro Ricardo Marques Ribeiro.

 
 

Personagens da Partida

Melhores

  • Diego Souza
    Fez um golaço e contribuiu com belos passes para outros dois gols
  • Éder Luis
    Infernizou o lado esquerdo do sistema defensivo do Grêmio e ainda contribuiu com um gol

Piores

  • Saimon
    Errou quase tudo que tentou e chegou atrasado em lances de dois gols do Vasco
  • Julio Cesar
    Deixou uma avenida para Éder Luís e Fagner passarem e pouco contribuiu no ataque

Resumo da Partida

Vasco 4 x 0 Grêmio
Técnico: Cristóvão Borges Técnico: Celso Roth
  1. Fernando Prass
  23. Fagner Gol
  26. Dedé Cartão amarelo
  33. Renato Silva
  18. Jumar
  37. Rômulo
  28. Eduardo Costa
  21. Fellipe Bastos
Saiu 10. Diego Souza Gol
Entrou 35. Allan
Saiu 7. Éder Luis Gol
Entrou 19. Leandro
Saiu 39. Élton Gol
Entrou 31. Bernardo
 
  1. Victor
  13. Mário Fernandes
  26. Saimon Cartão amarelo
  6. Edcarlos
  15. Julio Cesar Cartão amarelo
  5. Fábio Rochemback
Saiu 17. Fernando
Entrou 2. Gabriel
  19. Marquinhos
Saiu 24. Escudero
Entrou 21. Leandro
Saiu 10. Douglas
Entrou 8. Adílson
  99. André Lima