por Cristiano Munari/Final Sports
O Internacional não tomou conhecimento do líder Vasco da Gama e venceu com autoridade pelo placar de 3 a 0, na tarde deste domingo, em partida válida pela 28ª rodada do Brasileirão. Apesar de um amplo domínio na primeira etapa, o Colorado só chegou ao gols na segunda. Aos 3 minutos, o argentino D’Alessandro abriu o placar. Índio fez o segundo aos 31 e Tinga deu números finais ao confronto aos 44.
Com o resultado, o Inter chega aos 43 pontos, sete atrás do líder momentâneo Vasco que tem 50. Na próxima quarta-feira, o Colorado vai a Barueri enfrentar o São Paulo, às 16h. Na quinta, o Cruzmaltino encara o Atlético-PR na Arena da Baixada, às 20h30min.
O jogo
Com Ilsinho na vaga de Oscar e mantendo o 4-2-3-1, o Inter começou a partida em busca do ataque. Aos 5min Nei tabelou com Jô, entrou na área e bateu forte para uma grande defesa de Fernando Prass. No lance seguinte, o centroavante colorado foi quem teve a oportunidade ao tocar por cima do goleiro vascaíno, mas a bola foi para fora. O Colorado seguia no ataque e ainda teve mais uma oportunidade antes dos 10min com Ilsinho que invadiu a área pelo lado esquerdo e bateu para nova defesa de Prass.
Com a partida chegando aos 20min o Inter mantinha o domínio. Aos 22min foi o argentino D’Alessandro quem levou perigo em um chute cruzado que o Fernando Prass espalmou. No rebote, Nei bateu e mais uma vez o arqueiro cruzmaltino fez a defesa.
O Vasco da Gama teve a primeira oportunidade somente aos 26min. D’Alessandro foi desarmado por Fellipe Bastos que tocou para Éder Luís. O atacante vascaíno foi a linha de fundo e cruzou, Diego Souza bateu de primeira e Muriel defendeu em dois tempos.
O Inter diminuiu um pouco o ritmo na parte final do primeiro tempo, mas ainda assim seguia com uma maior posse de bola. A melhor oportunidade aconteceu com o Mario Bolatti que bateu forte de fora da área para mais uma defesa de Fernando Prass, o grande nome da primeira etapa. O Vasco ainda teve uma oportunidade no último lance com Diego Souza que cabeceou para fora.
Para a segunda etapa, o Inter voltou sem mudanças. No Vasco, Diego Rosa entrou na vaga de Felipe. E logo aos 3min o Colorado chegou ao gol com D’Alessandro. O argentino recebeu passe de Kleber e bateu de perna direita, a bola desviou na zaga e morreu no fundo das redes de Fernando Prass, 1 a 0.
Apesar da vantagem, o Internacional seguia buscando o gol. Aos 14min foi Mario Bolatti quem teve a oportunidade. Após escanteio batido por D’Alessandro, o volante subiu mais alto que a defesa e cabeceou por cima do gol.
Aos 15min o técnico Dorival Júnior fez a primeira mudança na equipe colorada. João Paulo entrou no lugar de Andrezinho. Seis minutos depois foi a vez de Zé Roberto entrar no lugar de Ilsinho.
Atrás no marcador, o Vasco tentava o empate. Aos 24min Éder Luís fez jogada e bateu forte para defesa de Muriel. No minuto seguinte, após cruzamento do lado esquerdo, Muriel se atrapalhou e por pouco a bola não sobrou para Alecsandro. Índio foi mais rápido e conseguiu afastar o perigo.
Após as oportunidades vascaínas, o Inter voltou ao ataque e chegou ao segundo gol aos 31min. D’Alessandro bateu falta pelo lado esquerdo, Bolatti cabeceou, Prass fez a grande defesa, mas Índio pegou o rebote e marcou, 2 a 0 no Beira-Rio.
Aos 37min, o argentino D’Alessandro deixou o campo para a entrada de Tinga. O Inter ainda teve duas oportunidades aos 38 e aos 39. Primeiro com Jô que desviou cruzamento de Nei para fora. Na sequência a oportunidade foi de João Paulo que bateu por cima do gol.
E o Colorado chegou ao terceiro gol aos 44min com Tinga. O camisa 7 aproveitou jogada de João Paulo pelo lado esquerdo e desviou para marcar, 3 a 0. Antes do apito final, o Inter ainda teve chance do quarto novamente com Tinga, mas Fernando Prass fez grande defesa. E terminou assim a partida: Inter 3 x 0 Vasco.
> Campeonato Brasileiro28ª rodada
Inter 3 x 0 Vasco
INTER
Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho (João Paulo), D’Alessandro (Tinga) e Ilsinho (Zé Roberto); Jô.
Técnico: Dorival Júnior
VASCO
Fernando Prass; Fágner, Renato Silva, Victor Ramos e Jumar; Rômulo, Eduardo Costa (Fellipe Bastos) , Felipe (Diego Rosa) e Diego Souza; Éder Luís e Alecsandro (Bernardo).
Técnico: Cristóvão Borges
Gols
Inter: D’Alessandro (3min/2ºT), Índio (31min/2ºT), Tinga (44min/2ºT)
Cartões amarelos
Inter: Jô, Índio
Vasco: Jumar, Leandro, Fagner, Diego Rosa, Bernardo
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (FIFA-SC) e Guilherme Camilo (MG)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: Domingo, 9 de outubro de 2011