Cotação

USD/BRL
EUR/USD
USD/JPY
GBP/USD
GBP/BRL

Tempo

Com um homem a mais, Grêmio cede empate ao América-MG

por Filipe Duarte/Final Sports

Mesmo com um jogador a mais e atuando contra o lanterna do Brasileirão, o Grêmio não conseguiu sair com vitória da Arena do Jacaré. Abaixo de muita chuva, o time gaúcho ficou no 2 a 2 com o América-MG.Carleto abriu o marcador para os donos da casa, que logo depois tiveram um atleta expulso. André Lima tratou de virar o marcador, mas os gremistas abusaram das chances de gol perdidas até sofrerem o castigo aos 42 do segundo tempo, através de Anderson.Com o resultado, os comandados de Celso Roth empacaram nos 43 pontos. O Tricolor volta a campo apenas no próximo domingo, quando recebe o Flamengo, de Ronaldinho Gaúcho, no Estádio Olímpico, a partir das 16h.

O jogo

Com tempo chuvoso e baixa presença de torcida, o Grêmio parecia estar se sentindo em Porto Alegre. Assim, a dois minutos, Escudero aproveitou lançamento rasteiro e levou vantagem sobre a zaga mineira. O argentino driblou o goleiro Neneca, mas acabou chutando para fora de maneira incrível. Até que, aos poucos, os donos da casa mostraram suas armas. Aos 7 minutos, com arremate de fora da área através de Carleto, que se perdeu à direita da meta gremista, o time chegaria perto.

Na outra chance que teria, ele faria melhor. Aos 12, o ala-esquerdo do América teve uma cobrança de falta da intermediária para cobrar. O atleta encheu o pé e afundou as redes, abrindo o marcador. Victor ficou apenas reclamando de sua defesa. Aos 20, os mineiros chegaram com perigo novamente. Rodriguinho arriscou de longe e Victor abafou o chute rasteiro. Alessandro já se aproximava para conferir o rebote, quando o camisa 1 conseguiu saltar e pegar firme.

O Grêmio resolveu reagir aos 30, quando Douglas limpou a marcação e, da entrada da área, atirou forte. Neneca espichou-se e espalmou por cima do travessão. O time não fez o gol, mas logo na sequência esboçou um sorriso. Marcos Rocha, ala do América, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou sendo expulso de campo. A “mãozinha” se confirmou quando, aos 32, Marquinhos aparou cruzamento vindo da esquerda. A bola encontrou André Lima, que na saída do goleiro, conseguiu empatar o marcador: 1 a 1.

Aos 41, um grande susto para a torcida gremista. Em cobrança de escanteio da esquerda, Anderson subiu mais alto que a defesa tricolor e cabeceou no travessão. Mas não ficaria por aí o show de emoções. No último minuto do primeiro tempo, André Lima recebeu passe primoroso e ficou na cara de Neneca. Entretanto, o camisa 99 arrematou no peito do arqueiro. Na sequência, Fernando ainda tentou pegar o rebote, mas a defesa mineira chutou para longe.

Na volta do intervalo, Celso Roth fez a primeira alteração, sacando o garoto Fernando, que já havia recebido o cartão amarelo, para a entrada de Edcarlos. Assim, Gilberto Silva foi adiantado para o meio. E foi justamente o Grêmio quem fez o primeiro arremate. Aos 3 minutos, Douglas avançou pelo meio e chutou à esquerda de Neneca. Quatro minutos depois veio a virada. Julio Cesar foi à linha de fundo e cruzou rasteiro, o zagueiro mineiro furou em bola, mas André Lima não: 2 a 1.

Aos 12, a vantagem podia ter sido ampliada, não fosse o goleiro do América. Em cobrança de falta, Douglas atirou uma bola com endereço certo, mas Neneca soube desviar para fora. Depois, foi a vez de Marquinhos. Mas o meia acabou travado pelo zagueiro quando, ao invadir a área, preparava-se para fuzilar a meta americana.A resposta mineira veio aos 17. Em chute de primeira de Fabrício, da marca do pênalti, Victor salvou o Tricolor de um empate. Depois, novo susto. Em cruzamento da esquerda, o goleiro saiu para interceptar e soltou a bola. Para a sorte dele, em meio à própria defesa.

Aos 24, o “Guerreiro Imortal” teve a chance de marcar seu terceiro gol na partida, mas não conseguiu aproveitar. Escudero foi à linha de fundo e cruzou à meia altura. André Lima esticou-se todo e mesmo assim não alcançou a bola, que cruzou toda a área. Por cansaço, Douglas acabou deixando o gramado, para a entrada de Diego Clementino. Outra substituição foi Adílson no lugar de Marquinhos.Aos 34, Carleto fuzilou Victor ao bater falta. O camisa 1 espalmou e Leandro Ferreira, da pequena área, tocou no canto esquerdo da meta. Porém, no caminho, a bola desviou na zaga gremista e saiu pela linha de fundo. No lance seguinte, Edcarlos predeu chance incrível também. Da marca do cal, o zagueiro não conseguiu acertar a rede ao aparar de cabeça cobrança de escanteio.O Grêmio passou a se defender até sofrer o castigo. Aos 42, Anderson venceu a zaga tricolor em cobrança de escanteio e achou o fundo das redes. Era o empate chorado dando as caras: 2 a 2!

 > Brasileirão

31ª rodada

 América-MG 2 x 2 Grêmio

 AMÉRICA-MG

Neneca; Everton Luiz, Anderson e Micão (Fabrício); Marcos Rocha, Gláuber, Leandro Ferreira, Rodriguinho e Carleto; Alessandro (Fábio Júnior) e Kempes (Léo).
Técnico: Givanildo de Oliveira

 GRÊMIO

Victor; Mário Fernandes, Gilberto Silva, Rafael Marques e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando (Edcarlos), Marquinhos (Adílson), Douglas (Diego Clementino) e Escudero; André Lima.
Técnico: Celso Roth

 Gols
América-MG
: Carleto (12min/1ºT), Anderson (42min/2ºT)
Grêmio: André Lima (35min/1ºT e 7min/2ºT)

 

 

Cartões amarelos
América-MG
: Marcos Rocha, Micão, Everton Luiz
Grêmio: Fernando, Edcarlos

 

Cartões vermelhos
América-MG
: Marcos Rocha

 

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)

Assistentes: Jossemmar Diniz Moutinho (PE) e Clóvis Amaral da Silva (PE)

 

Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

Data: Sábado, 22 de outubro de 2011