Cotação

USD/BRL
EUR/USD
USD/JPY
GBP/USD
GBP/BRL

Tempo

Campo Novo – Dia de Campo reforça a agricultura familiar

Dia de Campo reforça a importância da agricultura familiar

 

Uma importante atividade, voltada ao meio produtivo, foi realizada na quinta-feira, 27 de outubro, em Campo Novo. O Dia de Campo, promovido em parceria entre Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cresol e administração municipal, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Cotricampo, foi desenvolvido junto à propriedade de José Bresolin, na localidade de Passo da Divisa.

Diversos agricultores do município participaram das atividades. Pela manhã, acompanharam o relato de técnicos e da própria família Bresolin, através de quatro estações temáticas organizadas: 1) Manejo da terneira e higiene na ordenha; 2) Linhas de crédito rural; 3) Manejo de pastagens; 4) História e cotidiano da família Bresolin.

Ao meio-dia foi servido almoço de confraternização, no salão comunitário. No início da tarde, autoridades, lideranças e organizadores do evento se pronunciaram.

O prefeito Edison Baraldi Machado listou uma série de realizações que a atual gestão vem mantendo, buscando apoiar e fortalecer o setor agrícola. Recuperação e ampliação do maquinário; recuperação de estradas rurais; ampliação da equipe técnica da secretaria de Agricultura, através de concurso público; apoio para avicultura, suinocultura e piscicultura; além de ampliação e construção de redes de água, foram algumas das atividades citadas pelo prefeito. Entre as ações programadas para os próximos meses, está o recebimento de uma nova retroescavadeira, através do PAC 2, prevista para dezembro. “Estamos buscando incentivar nossos agricultores e temos certeza que conseguimos avanços significativos nesses três últimos anos”, destacou Machado.

O gerente da Cresol, Gilnei Gonzatto, apresentou alguns números da participação da cooperativa de crédito no município. Apenas em 2011, foram liberados de janeiro a outubro mais de R$ 4,6 milhões para 459 famílias do campo, divididos em linhas de crédito para investimento, custeio pecuário e custeio agrícola.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Hermínio Fin, também apresentou as diversas atividades desenvolvidas pela entidade no apoio e incentivo à agricultura familiar.

O extensionista da Emater, João Schommer, proferiu palestra com o tema “Sucessão familiar das propriedades rurais”, apresentando ações que podem possibilitar a permanência dos jovens no meio rural.

Finalizando o Dia de Campo, foi realizada degustação de produtos coloniais.

 

Vinicius Arbo Araujo- 

 

Assessoria de Comunicação – Município de Campo Novo

01/11/2011