Filipe Duarte/Final Sports
Mesmo com um a menos durante todo o segundo tempo da partida, o Grêmio não aguentou a pressão do Atlético-MG e foi derrotado por 2 a 0 neste sábado, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). Os gols foram anotados por André, ainda na primeira etapa, e por Marquinhos Cambalhota, no segundo tempo. No início da etapa final, porém, Neto Berola havia recebido o cartão vermelho.
Enquanto o Galo continua saindo de perto da zona do rebaixamento, o Grêmio praticamente dá adeus às chances de chegar ao G-5, estacionando nos 46 pontos. O Tricolor volta a campo no próximo domingo, a partir das 17h, quando recebe o Palmeiras, de Felipão, no Estádio Olímpico.
O jogo
Com a Arena do Jacaré totalmente lotada, o Atlético-MG atirou-se para cima do Grêmio nos minutos iniciais. Entretanto, a primeira chance veio de pés tricolores. Aos 9 minutos, Julio Cesar cruzou na medida e encontrou André Lima sozinho na área. O centroavante, porém, furou em bola e perdeu uma grande oportunidade de abrir o placar.
A resposta atleticana veio aos 13, em chute de fora da área de Daniel Carvalho, que Victor por pouco não deixou escapulir para dentro. O time de Minas Gerais continuou em cima e, aos 15, André não soube escorar um cruzamento rasteiro, dentro da pequena área.
Aos 19, a torcida mineira murchou após ver André Lima cabecear uma bola para o fundo das redes. Mas o susto durou pouco, já que o camisa 99 estava adiantado no momento da cobrança de falta, efetuada por Marquinhos. Com 27, foi a vez do time gremistas suspirar aliviado. Em jogada individual pela direita, Neto Berola invadiu a área e chutou à meia altura. O arremate passou em frente ao gol de Victor até se perder pela linha de fundo.
Um minuto depois o perigo veio da cabeça do ex-gremista Réver. O zagueiro acertou uma cabeçada, após cobrança de escanteio, e viu a bola encobrir a meta gaúcha. O Grêmio não se apequenou e, aos 31, na base da tabela, chegou à área atleticana, até que Escudero finalizasse à esquerda de Renan Ribeiro. O jogo era lá e cá. Aos 39, Bernard avançou pelo meio e chutou firme na direção de Victor. O camisa 1 se deitou e conseguiu espalmar a pelota.
Depois disso, os anfitriões organizaram uma verdadeira blitz. Até que, aos 42, Bernard arriscou mais uma vez de fora da área. Igualmente, Victor espalmou, mas André apareceu livre para encontrar as redes. Os gremistas reclamaram impedimento do atacante atleticano, mas não foram ouvidos: 1 a 0. O Tricolor ainda buscou o empate antes do intervalo, porém, com insucesso.
No início da segunda etapa, o Grêmio ficou com um jogador a mais. Com apenas oito minutos de bola rolando, Neto Berola recebeu dois cartões amarelos e foi expulso. Na jogada seguinte, o Tricolor criou a primeira oportunidade. Em cobrança de falta lateral, Marquinhos bateu rente a Renan Ribeiro e André Lima apareceu para desviar por cima.
Os gaúchos cresceram e, aos 13, Escudero colocou a bola entre as pernas de seu marcador, antes de cruzar rasteiro para a área. A bola seria afastada, mas era a demonstração do início da reação gremista. Porém, antes disso, um susto grande. Em cobrança de falta frontal, Daniel Carvalho acertou o travessão de Victor.
Aos 19, Mário tratou de devolver na mesma moeda. O lateral recebeu dentro da área e disparou firme contra a trave mineira. No minuto seguinte, Leandro – que acabara de entrar na vaga de Rochemback -, pegou rebote de um escanteio e, de maneira colocada, tentou encobrir o arqueiro atleticano.
A pressão tricolor continuou. Aos 30, Douglas arriscou de longe e Ribeiro espalmou para a frente. Entretanto, ninguém apareceu para aproveitar o rebote. O castigo viria no lance posterior, com Marquinhos Cambalhota aproveitando o contra-ataque e, no mano a mano com Rafael Marques, chutando no canto direito de Victor. Estava decretada mais uma derrota do Grêmio.
Aos 37, Escudero fez uma jogada magnífica. Aplicou uma janelinha no adversário e apareceu na cara do gol. Porém, parou nas mãos de Renan Ribeiro, para a euforia da torcida mineira. Celso Roth ainda colocou Gabriel na vaga de Marquinhos e Everaldo no lugar de Mário Fernandes, mas já era tarde demais. O máximo alcançado foi uma bola no poste de Douglas, em batida de falta. Era mais uma derrota gremista que tomava forma neste Brasileirão.
> Campeonato Brasileiro33ª rodada
Atlético-MG 2 x 0 Grêmio
ATLÉTICO-MGRenan Ribeiro; Carlos César (Serginho), Leonardo Silva, Réver e Triguinho; Pierre, Fillipe Soutto, Daniel Carvalho (Marquinhos Cambalhota) e Bernard; Neto Berola e André (Richarlyson).
Técnico: Cuca
GRÊMIOVictor; Mário Fernandes (Everaldo), Rafael Marques, Gilberto Silva e Julio Cesar; Adílson, Rochemback (Leandro), Marquinhos (Gabriel), Douglas e Escudero; André Lima.
Técnico: Celso Roth
Gols
Atlético-MG: André (42min/1ºT), Marquinhos Cambalhota (31min/2ºT)
Cartões amarelos
Atlético-MG: Leonardo Silva, Neto Berola
Grêmio: Marquinhos, Gilberto Silva
Cartão vermelho
Atlético-MG: Neto Berola
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP)
Assistentes: Herman Brumel Vani (SP) e Danilo Ricardo Manis (SP)
Local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)
Data: Sábado, 5 de novembro de 2011