1ª Fecart demonstrou ações da educação e valorizou a cultura em Campo Novo
Uma grande festa cultural, reunindo manifestações artísticas variadas e encantando o público presente. Assim foi a 1ª FECART – Feira do Conhecimento, Cultura e Arte de Campo Novo, realizada durante toda a sexta-feira (4), no Ginásio Municipal de Esportes. Mais um exemplo de que valorizar o trabalho educacional traz ainda mais autoestima e integração a todos os atores envolvidos nesse setor.
Todas as escolas de Campo Novo, das redes municipal e estadual, estiveram participando com estandes, onde demonstraram atividades que estão sendo desenvolvidas nas instituições, divulgando o trabalho e a criatividade das ações. O PIM – Primeira Infância Melhor, o GEEMPA – Programa de Alfabetização, e o programa AEE – Atendimento Educacional Especializado, também tiveram espaços para demonstrar suas ações.
As escolas e projetos sociais alternaram-se no palco do ginásio, com apresentações artísticas variadas. O coral da terceira idade, coordenado pela secretaria de Assistência Social, também realizou apresentação, assim como o grupo de capoeira e grupo indígena, vindos de Redentora; o grupo da etnia afro-brasileira, Herdeiros de Zumbi, de Ijuí; e as invernadas artísticas do CTG Sentinela das Coxilhas. Um dos momentos de maior atenção foi a apresentação do grupo indígena de Redentora.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Campo Novo, aproveitou para apresentar as principais ações que o setor vem realizando, como o transporte e alimentação escolar, e um painel de registros fotográficos das diversas atividades, desde 2009.
O professor e escritor Valmir Bagetti acompanhou toda a Fecart, autografando e conversando com o público sobre o seu livro: "Você já pensou em morar numa pequena comunidade?"
Através de apoio da Fundação Banco do Brasil, a exposição “Rondon – a construção do Brasil e a causa indígena”, esteve a disposição do público, contando com painéis explicativos sobre a vida do Marechal Rondon e a sua luta pela pacificação dos povos indígenas.
O ônibus-biblioteca itinerante “Dino Esperto”, da secretaria de Educação e Cultura de Três Passos, fez a alegria das crianças, com contação de histórias e vídeos.
A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Debora Luciani da Silva, comemorou o sucesso da FECART. “É mais um passo que estamos dando no sentido de valorizar o bom trabalho dos profissionais de educação, aproximando as escolas da comunidade”.
O prefeito Edison Baraldi Machado afirmou que essa iniciativa é outro exemplo de como a educação e a cultura são fundamentais para a atual gestão. “Nesses quase três anos de governo, estamos dando diversos exemplos de como deve ser tratada a educação e cultura: com respeito e com prioridade, buscando construir um Campo Novo cada vez melhor”.