por Cristiano Munari/Final Sports
O primeiro obstáculo foi superado. Precisando de 100% de aproveitamento nos últimos quatro jogos do Brasileirão para chegar à Libertadores da América do próximo ano, o Internacional bateu o Bahia por 1 a 0 na noite desta quarta-feira no Beira-Rio em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão. O gol foi marcado por Gilberto logo aos 8min da etapa inicial, o seu primeiro com a camisa colorada.
Com o resultado, o Inter chega aos 54 pontos na tabela do Brasileiro e se aproxima do G-5. Já o Bahia permanece com 42 e precisa de pelo menos mais uma vitória para afastar de vez o perigo de rebaixamento. No próximo domingo, o Colorado vai ao Engenhão enfrentar o Botafogo em um confronto direto pela vaga na Libertadores, às 17h. Um pouco mais tarde, às 19h, o Bahia recebe o Palmeiras em Pituaçu.
O jogo
Precisando da vitória, o técnico colorado Dorival Júnior alterou o esquema da equipe do 4-2-3-1 para o 4-4-2. E foi com o atacante escolhido para tornar o time mais ofensivo que o Inter abriu o placar no Beira-Rio. Logo aos 8min D’Alessandro arriscou um chute da entrada da área, o goleiro Marcelo Lomba fez a defesa, mas deu rebote e Gilberto, sem marcação, dentro da pequena área teve o trabalho apenas de empurrar a bola para o fundo das redes, 1 a 0.
Depois de marcar, o Inter passou a ter dificuldade para criar, pois o Bahia adiantou a marcação e começou a jogar no campo colorado. Rondando a área, o time visitante teve sua primeira oportunidade aos 20min. Júnior recebeu cruzamento de Dodô, dominou, girou e bateu obrigando Muriel a fazer uma difícil defesa.
Aos 26min o Inter já havia melhorado na partida e quase chegou ao segundo. D’Alessandro fez grande jogada pelo lado direito e cruzou para Leandro Damião, que cabeceou e a bola bateu no zagueiro Fabinho antes de sair pela linha de fundo. O lance revoltou o centroavante colorado que queria a marcação do pênalti alegando que a bola bateu no braço do defensor baiano.
Cinco minutos depois, Bolívar solou Dodô dentro da área e o árbitro Paulo César de Oliveira marcou falta de dois toques. Foi a vez dos jogadores do Bahia protestarem pedindo pênalti. Na cobrança, a defesa colorada afastou sem maiores problemas.
E os lances de perigo do ataque colorado seguiam passando pelos pés do seu camisa 10. Aos 37min, D’Alessandro começou a jogada e tocou para Gilberto, que bateu da entrada da área buscando o ângulo, mas a bola subiu demais.
No último lance do primeiro tempo, mais uma reclamação de pênalti no Beira-Rio. Após escanteio cobrado por D’Alessandro, Diego Jussani botou a mão na bola, mas Paulo César de Oliveira mandou seguir. Ao apito final da primeira etapa, atletas dos dois times deixaram o gramado reclamando da arbitragem.
Na volta para o segundo tempo, o Inter quase chegou ao segundo gol. Logo no primeiro minuto, D’Alessandro bateu falta lateral e obrigou Marcelo Lomba a mandar a bola para escanteio. Aos 6min Tinga sentiu lesão e foi substituído por Sandro Silva.
As duas equipes tinham dificuldades para criar e a partida era disputada lá e cá nos primeiros minutos da segunda etapa. Mesmo atuando no Beira-Rio, o Inter não conseguir ter o controle do jogo.
Com a partida se aproximando dos 28min Dorival Júnior fez a segunda mudança na equipe colorada. João Paulo foi chamado para o lugar do autor do tento, Gilberto. O jogo era perigoso. Mesmo sem criar chances claras de gol, o Bahia conseguia tocar a bola perto da área deixando a torcida aflita no Beira-Rio.
Aos 41min D’Alessandro quase fez o gol da tranquilidade colorada. Batendo falta sofrida por João Paulo, ele acertou a trave direita. Aos 46min, após cobrança de escanteio, Júnior cabeceou e Muriel fez a defesa evitando o empate. E terminou assim no Beira-Rio: Inter 1 x 0 Bahia.
> Campeonato Brasileiro
35ª rodada
Inter 1 x 0 Bahia
INTER
Muriel; Nei, Bolívar, Rodrigo Moledo e Kleber; Bolatti, Tinga (Sandro Silva), Oscar e D’Alessandro; Gilberto (João Paulo) e Leandro Damião.
Técnico: Dorival Júnior
BAHIA
Marcelo Lomba; Marcos, Danny Morais, Diego Jussani, Dodô (Helder); Fahel (Carlos Alberto), Fabinho, Diones, Magno (NiKão); Lulinha e Júnior.
Técnico: Joel Santanta
Gols
Inter: Gilberto (8min/1ºT)
Cartões amarelos
Inter: Bolívar, Kleber, Bolatti, Nei, Sandro Silva
Bahia: Fahel, Carlos Alberto
Público pagante: 8.541
Árbitro: Paulo César Oliveira
Assistentes: Herman Brumel Vani e Danilo Ricardo Manis.
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: Quarta-feira, 16 de novembro de 2011