por Filipe Duarte/Final Sports
É bem verdade que o Grêmio apenas cumpre carnê no Brasileirão, mas nem os poucos torcedores que compareceram ao Estádio Olímpico neste sábado esperavam uma atuação tão apática. O time simplesmente foi derrotado por 3 a 1 pelo Ceará, que briga para escapar do rebaixamento.
Felipe Azevedo anotou os três gols cearenses, enquanto Douglas marcou o tento tricolor. O resultado deixa a equipe gaúcha com os mesmos 47 pontos, sepultando de vez as mínimas chances de classificação à Libertadores. O próximo compromisso acontece agora no domingo, dia 27, diante do Atlético-Go, às 17h, novamente em casa.
O jogo
Com pouca torcida presente nas arquibancadas (o pior público do certame no Olímpico), o jogo não começou bem para o Grêmio. Com apenas 4 minutos, Saimon recebia cartão amarelo por falta em Osvaldo na intermediária. Aos 12, Victor saiu mal do gol após cobrança de escanteio e Heleno por pouco não abriu o marcador. O atleta do Ceará chutou em cima da zaga gremista.
O Tricolor respondeu aos 15, com tabela entre Leandro e Mário Fernandes, que deixou o lateral na cara do goleiro rival, antes de arrematar para fora. Depois, foi o próprio atacante quem apareceu no mano a mano com Fernando Henrique. Melhor para o arqueiro cearense que afastou o perigo.
Nos próximos lances, o time nordestino foi quem chegou ao ataque com mais frequência, mas Victor soube se antecipar e brecar o ímpeto rival. De tanto criar, finalmente o Ceará encontrou-se com as redes. Em bela jogada de Osvaldo, limpando a defesa gremista, Felipe Azevedo recebeu passe solitário dentro da área e teve apenas o trabalho de deslocar Victor: 1 a 0, aos 28 minutos.
O Grêmio partiu em busca do empate e quase alcançou dois minutos depois. Em falta cobrada pela direita, Douglas contou com um desvio da zaga adversária para vencer Fernando Henrique. Porém, a bola saiu por cima da meta. Aos 34, a lamentação virou reclamação. Ao receber passe de Douglas, André Lima foi tocado por trás, em cima da marca do pênalti, e pediu falta. O árbitro nada marcou.
Contudo, três minutos depois, viria o empate tricolor. Com muita habilidade, Douglas disparou entre os marcadores, tabelou com André Lima e tocou na saída de Fernando Henrique: 1 a 1.
Aos 46, o Grêmio quase virou o placar. Em um lance muito parecido ao ocorrido contra o Palmeiras, quando marcou um golaço de fora da área, o volante Fernando atirou certeiro, mas o camisa 1 do Ceará impediu o segundo tento gremista.
Na volta do intervalo, o técnico Celso Roth já fez a primeira substituição na equipe, sacando Saimon, que tinha cartão amarelo, para a entrada de Vilson. Pois foi o seu companheiro, Rafael Marques quem chamou a atenção. Com apenas quatro minutos, o zagueiro derrubou Thiago Humberto dentro da área. Pênalti! Na cobrança, Felipe Azevedo venceu Victor e recolocou os cearenses à frente do placar: 2 a 1.
Na ânsia pelo empate, Douglas tentou, já no minuto seguinte, igualar o marcador através de gol olímpico. Só faltou combinar com Fernando Henrique, que afastou os dois arremates. Mas o pior viria depois. Aos 13, Felipe Azevedo puxou contra-ataque perfeito e parou na frente de Victor. O primeiro chute foi defendido pelo arqueiro, mas no rebote, o atacante aplicou um voleio. A bola bateu no travessão e quicou dentro da meta tricolor: 3 a 1.
Logo em seguida, Roth chamou do banco Willian Magrão e Miralles, sacando Adílson e André Lima. Aos 16, o time chegou com força através da bola parada, quando Vilson concluiu cruzamento, de cabeça, rente à trave cearense. Na base da força, o Tricolor continuava se jogando à frente, mas sofria nos contragolpes de Felipe Azevedo.
Aos 22, Leandro invadiu a área inimiga cercado pelos marcadores e viu a bola sobrar no pé de Miralles. O argentino, porém, concluiu à direita de Fernando Henrique. A resposta dos nordestinos foi dada com Osvaldo, três minutos depois. O atacante passou fácil por Vilson e finalizou por cima de Victor. Foi o basta para alguns torcedores que começaram a abandonar o estádio.
A irritação dos gremistas era tamanha que, a cada toque na bola do Ceará, escutava-se o grito de "Olé" das arquibancadas. Miralles teve a chance ainda de diminuir o fracasso, tendo um pênalti para cobrar. Mas o castelhano carimbou a trave. Foi o final do filme de terror que se viu.
> Campeonato Brasileiro36ª rodada
Grêmio 1 x 3 Ceará
GRÊMIO
Victor, Mário Fernandes, Rafael Marques, Saimon (Vilson) e Julio Cesar; Fernando, Adilson (Willian Magrão), Douglas, Marquinhos; Leandro e André Lima (Miralles).
Técnico: Celso Roth
CEARÁ
Fernando Henrique; Heleno, Thiago Matias, Daniel Marques e Eusébio; Michel, Juca, João Marcos e Thiago Humberto (Leandro Chaves); Osvaldo (Washington) e Felipe Azevedo (Paulinho).
Técnico: Dimas Filgueiras
Gols
Grêmio: Douglas (37min/1ºT)
Ceará: Felipe Azevedo (28min/1ºT e 4min e 13min/2ºT)
Cartões amarelos
Grêmio: Saimon, Rafael Marques, Marquinhos
Ceará: Juca, Heleno, Thiago Matias, Felipe Azevedo, Eusébio
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (Fifa/RJ)
Assistentes: Jackson Massarra dos Santos (RJ) e Marcelo Braz Mariano (RJ)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Data: Sábado, 19 de novembro de 2011
Público total: 7130
Público pagante: 5658
Renda: R$ 94.355,50