Cotação

USD/BRL
EUR/USD
USD/JPY
GBP/USD
GBP/BRL

Tempo

Inter vence o Botafogo por 2 a 1 e entra no G-5

 por Cristiano Munari/Final Sports

O Internacional venceu o Botafogo na tarde deste domingo por 2 a 1 no Engenhão e segue vivo na briga por vaga na Libertadores da América do próximo ano. Os gols colorados na partida válida pela 36ª rodada do Brasileirão foram marcados por Oscar e Leandro Damião. Felipe Menezes descontou para o Alvinegro.

Com o resultado, o Inter chega aos 57 pontos na classificação, ultrapassa o Botafogo que para nos 55 e entra no G-5. No próximo domingo, o Colorado volta ao estado do Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo em Macae, às 17h. Já Alvinegro enfrenta o Atlético-MG em Sete Lagoas.

O jogo

Com as duas equipes precisando da vitória para seguir na briga por vaga na Libertadores, a expectativa era de uma partida aberta no Engenhão. A torcida colorada levou um susto logo aos 3min quando Damião sentiu dores na coxa após uma pancada. No entanto, o centroavante foi atendido e retornou ao jogo.

Os primeiros minutos foram com os dois times procurando o ataque. Gilberto teve dois lances antes dos 10min em que tinha a condição de finalizar, mas foi desarmado pela defesa alvinegra. Aos 13min Moledo, após escanteio batido por D’Alessandro, entrou sozinho na marca do pênalti, mas cabeceou por cima.

O Botafogo respondeu aos 20min quando Loco Abreu recebeu de Herrera, mas cabeceou atrapalhado por Bolívar e a bola foi para fora. Dois minutos depois, foi a vez de Fabio Ferreira cabecear, dessa vez sem marcação após falta batida por Renato, para fora perdendo uma chance incrível de marcar.

Nova oportunidade colorada surgiu aos 29min. Nei fez bela jogada pelo lado direito e cruzou para Damião, mas o centroavante colorado chegou atrasado e não conseguiu finalizar.

Cinco minutos depois, os colorados ficaram revoltado porque os jogadores do Botafogo não devolveram a bola que havia sido colocada para fora pelo goleiro Muriel para o atendimento médico de Nei. Após uma troca de xingamentos e empurrões, D’Alessandro e o alvinegro Alessandro levaram cartão amarelo.

O Inter ainda teve uma chegada forte aos 41min, quando Leandro Damião ganhou da marcação de Fabio Ferreira, mas Antônio Carlos apareceu na cobertura e conseguiu evitar o chute do centroavante que já se aproximava da pequena área.

A equipe colorada seguia na busca do gol e teve resultado. Primeiro, o argentino D’Alessandro recebeu na entrada da área, se livrou da marcação e soltou um bomba atingindo o travessão. Na sequência do lance, Oscar fez tabela com Kleber e bateu cruzado, o goleiro Jefferson deu rebote e Leandro Damião empurrou para o fundo das redes, 1 a 0. E terminou assim o primeiro tempo.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Dorival Júnior chamou a atenção de que o Inter não poderia recuar por estar na frente no marcador. E logo no primeiro minuto uma boa trama do ataque colorado. Gilberto fez jogada individual e cruzou para Leandro Damião, que tentou finalizar de letra, mas a bola saiu fraca.
 
Aos 5min mais um lance da dupla de ataque do Inter. Damião recebeu lançamento de Nei e ganhou da defesa, a bola sobrou para Gilberto, que bateu forte acertando o travessão de Jefferson. A partida era franca e no minuto seguinte Loco Abreu ganhou da defesa colorada e cabeceou para fora assustando o goleiro Muriel.

Com a partida chegando aos 15min o Botafogo tentava pressionar o Inter, que se segurava e apostava nas saídas rápidas para o ataque. Aos 19min Muriel salvou o Colorado. Após erro de Kleber, Elkeson se aproveitou e saiu na cara do goleiro colorado que salvou o empate fazendo duas defesas no mesmo lance.

Aos 26min o técnico Dorival Júnior fez a primeira mudança na equipe vermelha. Andrezinho entrou no lugar de Gilberto. E a substituição surtiu efeito dos minutos depois. O camisa 17 deu um belo passe e encontrou Oscar, que só teve o trabalho de tirar do goleiro Jefferson para marcar o segundo, 2 a 0.

Não demorou muito para o Botafogo diminur no Engenhão. Aos 31min, Caio tocou para Felipe Menezes, que bateu da entrada da área acertando o canto do gol defendido por Muriel, 2 a 1. O Alvinegro ainda teve boa oportunidade no minuto seguinte, mas o goleiro colorado defendeu o chute de Elkeson.

O Botafogo pressionava o Inter em busca do empate. Aos 36min a equipe da casa teve duas chances. Na primeira, Bolívar evitou o chute de Elkeson mandando a bola para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Damião quase em cima da linha evitou que a cabeçada de Antônio Carlos chegasse ao gol.

Tentando segurar o resultado, Dorival fez a segunda mexida no time aos 37min com o volante Elton entrando no lugar de D’Alessandro. Na sequência, aos 38, mais uma vez Elkeson levou perigo obrigando Muriel a fazer grande defesa.

Aos 41min a última mudança colorada. Fabrício foi chamado para o lugar de Oscar. Nos minutos finais, o Inter conseguia aliviar a pressão, mas Fabrício cometeu falta aos 48min. Renato foi para a cobrança, mas bateu muito mal dando apenas tiro de meta para Muriel cobrar.  E terminou a partida no Engenhão: Botafogo 1 x 2 Inter.

Brasileirão 2011 – 36ª rodada

Botafogo 1
Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês (Everton); Marcelo Mattos, Renato, Elkeson, Galliardo (Felipe Menezes); Herrera (Caio) e Loco Abreu. Técnico: Flavio Tenius.

Inter 2
Muriel, Nei, Bolívar, Rodrigo Moledo e Kleber; Guiñazu, Tinga; D”Alessandro (Elton) e Oscar (Fabrício); Gilberto (Andrezinho) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.

Gols: Leandro Damião, aos 48/1º; Oscar, aos 28/2º; Felipe Menezes, aos 31/2º;

Cartões Amarelos: D’Alessandro (I); Alessandro (B); Kleber (I); Everton (B); Rodrigo Moledo (I); Nei (I); Antonio Carlos (B);

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF).

Local: Engenhão.