por Filipe Duarte/Final Sports
O Inter foi superior, criou as melhores oportunidades, mas foi derrotado. Com gol de Ronaldinho, aproveitando falha de Rodrigo Moledo, o Flamengo venceu por 1 a 0, em partida disputada neste domingo, em Macaé (RJ).
Com o resultado, o Colorado estaciona nos 57 pontos e cai fora do G-5, aparecendo em 6º lugar. A decisão da vaga para a Libertadores ficará justamente para o clássico Gre-Nal, no Estádio Beira-Rio, às 17h do próximo domingo.
O jogo
Com uma fraca chuva caindo sobre Macaé, a bola iniciou a rolar e denunciou a maneira como o Flamengo apostaria suas fichas. Logo aos 3 minutos, Ronaldinho teve chance, através da bola parada, de abrir o placar. Na cobrança, Muriel não conseguiu segurar a bola, que em seguida foi afastada para a linha de fundo. Mas o Inter não se abalou, colocou a redonda no chão e foi para cima. Em cruzamento aéreo, Damião quase surpreendeu o goleiro Felipe.
Aos 12 minutos, o camisa 9 causou novo pavor na defesa carioca. Em passe de Gilberto, pela direita, Damião dividiu a bola com o arqueiro rubro-negro, deixando-o caído no gramado. Foi o tempo de Felipe se levantar e ver D’Alessandro tirar tinta de seu travessão. Aos 18, o argentino recebeu na entrada da área, girou sobre o marcador e bateu rente à meta flamenguista.
Com 23 minutos foi a vez de Gilberto, de muito longe, carimbar o peito de Felipe em uma bola cheia de veneno. No escanteio, a defesa carioca falhou e viu Bolívar dominar dentro da pequena área. Porém, o zagueiro gaúcho arrematou por cima, perdendo grande oportunidade. Os colorados estavam impossíveis! Instantes depois, ao invés de cruzar, Nei chutou direto ao gol flamenguista, obrigando o goleiro a espalmar para fora.
Mais uma vez através de escanteio, o Inter levou perigo. Aos 32, Damião subiu mais alto que a defesa rubro-negra e cabeceou firme, mas Felipe saltou para salvar o Flamengo. Aos 40, os cariocas deixaram o papel de espectadores para chegar com perigo ao gol de Muriel. Em cruzamento rasteiro da esquerda, Moledo afastou e Renato Abreu, da entrada da área, encheu o pé sobre a meta colorada. Entretanto, não demorou muito para que o Inter voltasse à frente. Em bola enfiada por Oscar, Gilberto apareceu na cara de Felipe, arrematando para fora, já sem equilíbrio.
Eis que, no último minuto da primeira etapa, os colorados dormiram no ponto – mais precisamente Rodrigo Moledo. O zagueiro falhou, viu a bola bater no seu corpo e encontrar Ronaldinho, solitário na cara de Muriel. O camisa 10 só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes: 1 a 0, no último toque da bola.
Iniciou o segundo tempo e, mesmo assim, era o Inter quem imprimia o ritmo de jogo. Aos 7, Nei aproveitou rebote pela direita e chutou cruzado. A bola, no entanto, resvalou em Felipe e se perdeu pela linha de fundo. A resposta flamenguista veio mais uma vez com Ronaldinho. Com 10, o meia acertou um voleio, após cobrança de escanteio, e só não marcou porque Kleber estava em cima da linha para salvar. Na sequência, Wellington tirou tinta da trave colorada em cabeceio.
Passado o susto, D’Alessandro perdeu grande oportunidade de empatar o marcador. Aos 15, o castelhano recebeu na entrada da área, de frente, e chutou à direita do gol rubro-negro. Bastou para que Dorival Júnior chamasse Andrezinho do banco de reservas, entrando no lugar de Gilberto. Mas os erros de definição continuaram. No minuto seguinte, foi a vez de Damião errar em bola, dentro da pequena área, em cruzamento rasteiro feito por Oscar.
Aos 21, porém, Damião se recuperou. Recebendo na área, o centroavante girou sobre o marcador e chutou firme, mas Felipe executou grande defesa. No rebote, contudo, ficou a reclamação de pênalti. Isso porque o camisa 9 correu para recuperar a bola e sofreu uma entrada de carrinho por trás. O árbitro mandou o lance seguir.
A partir de então, o goleiro Felipe começou a se transformar no nome da partida, salvando o Flamengo dos ataques colorados. Enquanto isso, os gaúchos perdiam a paciência. Prova disso foi a expulsão de Dorival Júnior, depois de reclamar acintosamente, chegando a chutar uma bola para longe. Antes disso, Jô, na vaga de Nei, e Fabrício, no lugar de Kleber, adentraram o gramado.
De maneira desorganizada, o Inter não conseguia chegar com tanto ímpeto, e ainda viu Thiago Neves, aos 41, de falta, raspar a trave de Muriel. Aos 46, ainda foi a vez de Negueba, em contra-ataque, perder incrível oportunidade de matar o jogo. Mesmo assim, a vitória repousou em mãos rubro-negras.
> Campeonato Brasileiro37ª rodada
Flamengo 1 x 0 Inter
FLAMENGOFelipe; Léo Moura, Alex Silva, Wellington e Rodrigo Alvim; Williams, Fierro (Galhardo), Renato Abreu e Thiago Neves (Deivid Braz); Thomás (Negueba) e Ronaldinho.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
INTER
Muriel; Nei (Jô), Bolívar, Moledo e Kleber (Fabrício); Tinga, Guiñazu, Oscar e D’Alessandro; Gilberto (Andrezinho) e Leandro Damião.
Técnico: Dorival Júnior
Gols
Flamengo: Ronaldinho (46min/1ºT)
Inter:
Cartões amarelos
Flamengo: Fierro, Ronaldinho, Thomás, Alex Silva
Inter: Rodrigo Moledo, Kleber
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa/PR)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e Bruno Boschilia (aspirante Fifa/PR)
Local: Estádio Moacyrzão, em Macaé (RJ)
Data: Domingo, 27 de novembro de 2011