Cotação

USD/BRL
EUR/USD
USD/JPY
GBP/USD
GBP/BRL

Tempo

Corinthians é o Campeão 2011

O Corinthians é pentacampeão brasileiro. No mesmo estilo sofrido, de muito marcação e obediência tática, que caracterizou toda campanha durante a temporada, a equipe de Tite segurou o empate por 0 a 0 diante do Palmeiras, no Pacaembu, e garantiu a festa de aproximadamente 38 mil torcedores alvinegros. No final do jogo, Jorge Henrique deu um chute no vácuo na lateral do campo e causou uma confusão geral. O zagueiro Leandro Castán e o lateral João Victor foram expulsos.

Enquanto isso, o Vasco, que precisava vencer e torcer por uma derrota do Corinthians, ficou no 1 a 1 com o Flamengo, no Rio de Janeiro.

Tite e seus comandados registram o nome na história do clube de Parque São Jorge no mesmo dia em que o futebol brasileiro perdeu Sócrates, ídolo corintiano, que morreu durante a madrugada, vítima de infecção generalizada.

O título coroa uma campanha regular, com um começo histórico (nove vitórias e um empate) e um arranque no final, com três triunfos e um empate. O Corinthians foi líder durante mais de 70% do certame.

O clássico foi truncado durante praticamente os 90 minutos. Na etapa inicial o Palmeiras foi melhor. Na final, o Corinthians melhorou e teve sua vida facilitada após Valdivia ser expulso, logo aos 9min. Mesmo assim levou sustos, como em uma cabeçada na trave de Fernandão, aos 26min do segundo tempo.

O nervosismo corintiano durante o primeiro tempo ficou evidente com a quantidade de passes errados. Os comandados de Tite sequer se aproximaram do gol defendido por Deola.

Enquanto isso, os palmeirenses tomaram conta da partida. O perigo vinha principalmente nos lances de bola parada, nos pés de Marcos Assunção. Porém a defesa alvinegra se portou bem e conseguiu neutralizar a arma do time de Felipão.

A tensão para os donos da casa aumentou quando a torcida do Palmeiras, reduzida a 2 mil torcedores no setor de visitantes, comemorou o gol do Vasco, no Rio. O serviço de som do Pacaembu não anunciou o gol.

O lance de maior perigo ocorreu aos 41min, quando Cicinho chutou rasteiro, da entrada da área, Leandro Amaro desviou e a bola saiu à esquerda da meta defendida por Julio Cesar.

Aos 45min, saiu a única boa jogada de ataque para os donos da casa. Em um contra-ataque pela direita, Alessandro e Willian tabelam, o camisa 7 invade a área e cai no chão. Os corintianos reclamaram de pênalti, mas o árbitro mandou seguir.

Logo aos 3min, Valdivia foi expulso direto, sem receber o amarelo antes, após entrar dura em uma bola dividida. “Acho que o juiz caiu na pressão da torcida”, disse, ao sair de campo.

Aos 9min, o Pacaembu veio abaixo com o gol de empate do Flamengo diante do Vasco. Ou seja, toda tensão do primeiro tempo virou euforia em dez minutos.

Aos 28min, uma falta por trás de Wallace gerou o primeiro vermelho para o Corinthians. Mas a torcida já comemorava a partir dos 30 minutos do segundo tempo.

 
 

Personagens da Partida

Melhores

  • Leandro Castan
    Manteve a regularidade e foi a arma corintiana para neutralizar o perigoso jogo aéreo do Palmeiras
  • Julio Cesar
    Mostrou segurança, principalmente nas bolas alçadas na área, e cumpriu o dever de não ser vazado

Piores

  • Valdivia
    Pouco fez no primeiro tempo e no início do segundo cometeu uma falta dura e infantil e acabou expulso direto
  • Alex
    Errou muitos passes, não acertou uma cobrança de falta e falhou na função de acionar os homens de ataque

DIRETO DO PACAEMBU

  • Sócrates

    Muitas homenagens ao ídolo Sócrates foram realizados pelo Corinthians e pela torcida. O Doutor morreu na madrugada deste domingo

  • Celebridades

    Celebridades corintianas, como o apresentador Serginho Groisman e o ator Fabio Assunção, compareceram ao Pacaembu para torcer

Resumo da Partida

Corinthians 0 x 0 Palmeiras
Técnico: Tite Técnico: Luiz Felipe Scolari
  1. Julio Cesar
  2. Alessandro Cartão amarelo
  13. Paulo André
  4. Leandro Castan Cartão vermelho
  6. Fábio Santos
  25. Wallace Cartão vermelho
  8. Paulinho
  12. Alex Cartão amarelo
Saiu 23. Jorge Henrique Cartão amarelo
Entrou 15. Moradei
Saiu 7. Willian
Entrou 3. Chicão Cartão amarelo
Saiu 9. Liedson Cartão amarelo
Entrou 21. Edenílson
 
  22. Deola
Saiu 2. Cicinho
Entrou 7. Maikon Leite
  36. Leandro Amaro Cartão amarelo
  3. Henrique
  18. Gerley
  8. Márcio Araújo
  20. Marcos Assunção
Saiu 40. Patrik Cartão amarelo
Entrou 16. João Vitor Cartão vermelho Cartão amarelo
  10. Valdivia Cartão vermelho
  11. Luan
Saiu 9. Ricardo Bueno
Entrou 19. Fernandão