Cotação

USD/BRL
EUR/USD
USD/JPY
GBP/USD
GBP/BRL

Tempo

Pref. Municipal atenderá o Programa Gaúcho de Microcrédito

 

Na foto: Aldo Vieira, José Enedir Francisco, Cleri Camilotti e Altamiro Inácio de Araújo

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Três Passos, Altamiro Inácio de Araújo, recebeu na manhã desta terça-feira (17), a visita do presidente da Instituição Comunitária de Crédito do Médio Alto Uruguai e Região Celeiro (ICCMAU e Celeiro), José Enedir Francisco, a fim de definir a data de assinatura dos convênios para a operação do Programa Gaúcho de Microcrédito.

O Programa Gaúcho de Microcrédito, é um meio criado pelo governo estadual para apoiar o micro e pequeno empreendedor, e fomentar o desenvolvimento local. O governo entra com recursos – através do Banrisul – e a prefeitura cede um servidor e espaço para a operação do programa.

Os recursos, no valor de R$ 100,00 a R$ 15 mil, são emprestados ao micro e pequeno empreendedor – urbano e rural – a juros de 8% ao ano (0,64% ao mês), com o prazo de 4 a 24 meses para pagamento.

No município de Três Passos, o agente de Oportunidade do Programa Gaúcho de Microcrédito será o funcionário da Prefeitura Municipal, Aldo Vieira.

Ainda, conforme o programa, o tomador – pequeno empreendedor ou agricultor – não precisa ter empresa organizada. Os empréstimos são concedidos a empresas ou pessoa física, desde que seja para atividade produtiva.

Os recursos são concedidos para capital de giro ou investimentos ou ambos juntos.

O presidente da ICCMAU e Celeiro, disse ao secretário Altamiro, que em função da importância de Três Passos e da região, ele está disposto a abrir no município uma sucursal da organização, para melhor atender as operações de microcrédito.

O ato ocorrerá no dia 24, com a presença do secretário estadual da Economia Solidária e Apoio a Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki.

Sobre a ICCMAU e Celeiro

A ICCMAU e Celeiro é a operadora do Programa Gaúcho de Microcrédito para o governo estadual na região. Trata-se de uma ONG sem fins lucrativos, criada para facilitar o acesso a recursos pelos micros e pequenos empreendedores que não têm acesso a recursos no sistema tradicional.

Assessoria de Imprensa- Pref. de Três Passos