Nas duas primeiras partidas do Grêmio em 2012 o torcedor já sabia a escalação na ponta da língua. Lesionado de última hora, Marcelo Moreno não esteve ao lado de Kleber na derrota por 2 a 0 para o Lajeadense, mas estreou no ataque na vitória por 3 a 1 sobre o Canoas no lugar de Miralles, que a cada dia que passa perde mais espaço no Olímpico.
Mas para enfrentar o Juventude neste domingo, a partir das 17h, no Estádio Alfredo Jaconi, o Tricolor não teve sua formação inicial completa confirmada pelo técnico Caio Júnior. A boa atuação de Gabriel no jogo da última quinta-feira, com direito a gol, pode lhe render a titularidade nesta 3ª rodada do Campeonato Gaúcho. E a vaga viria justamente com a saída de Marco Antônio, jogador ao qual substituiu no Complexo Esportivo da Ulbra.
A possível modificação de peça poderá implicar também na alteração da formatação tática. Se Gabriel não for simplesmente escalado no meio de campo, mas sim na lateral direita, sua posição de origem, a equipe azul entraria em campo no 3-5-2. Neste caso, Mário Fernandes voltaria a ser zagueiro e teria como companheiros Saimon e Grolli. Embora esta incógnita permaneça até momentos antes de a bola rolar na Serra, as atenções estão mesmo voltadas para a dupla de ataque. Com um gol cada marcado contra o Canoas, Kleber e Moreno priorizam os pensamentos do comandante.
“Todo sistema é bom, desde que seja ideal para o nosso time e ele começa pelos dois homens da frente. Temos que fazer o esquema que beneficie estes dois jogadores. O que mais é necessário no futebol é chegar à linha de fundo e o esquema que eu quero é este, com jogadas de finalização. Não temos características de contra-ataque. Então, em cima disso, vou armar a equipe”, destacou Caio na sua coletiva da última sexta-feira.
– O adversário
Depois de estrear com empate em 2 a 2 diante do Cerâmica, fora de casa, e golear o Pelotas por 3 a 0 na última rodada diante do seu torcedor, o Juventude encara agora o adversário mais forte nesta primeira etapa do Gauchão novamente em Caxias do Sul.O time alviverde, que nesta semana acertou a vinda do lateral-direito Douglas, do Goiás, encerrou na manhã de sábado a preparação para enfrentar o Grêmio. A atividade constou de um trabalho de bola parada defensiva e ofensiva seguido de um recreativo. O grupo seguiu após o treinamento para a concentração em Flores da Cunha. Para esta partida, o técnico Picoli pode confirmar as mudanças que fez na partida contra o Lobão, com Everton continuando na lateral esquerda e Deoclécio no meio campo, além de Alan, também reforçando o setor.
> Gauchão 2012
Taça Piratini – 3ª rodada
Juventude x Grêmio
JUVENTUDE
Jonatas; Rafael Mineiro, Rafael Pereira, Bruno Salvador e Everton; Deoclécio, Nem, Athos e Alan; Jonatas Belusso e Zulu.
Técnico: Picoli
GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes, Saimon e Grolli; Gabriel (Marco Antônio), Fernando, Léo Gago, Douglas e Julio Cesar; Kleber e Marcelo Moreno.
Técnico: Caio Júnior
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: José Inácio Souza e Vilmar Burini
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Data: Domingo, 29 de janeiro de 2012
Horário: 17h