O governador Tarso Genro e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra assinaram nesta segunda-feira (2) o termo de empenho de R$ 38 milhões referente ao Programa Água para Todos, do Governo Federal. O anúncio ocorreu na sede da Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados, em Nova Santa Rita, na abertura da 9ª Colheita do Arroz Agroecológico dos Assentamentos. Também participaram da solenidade o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e mais de 600 trabalhadores rurais.
O recurso, que terá uma contrapartida do Estado de R$ 2 milhões, deverá ser investido em projetos de redes de abastecimento e poços artesianos nos assentamentos. A meta do Ministério é atender 47 assentamentos, em 18 municípios gaúchos.
Bezerra afirmou que o investimento do Programa Água para Todos no Rio Grande do Sul é uma resposta a um apelo do Governo gaúcho para atender aos atingidos pela estiagem. Segundo ele, devem ser implantados 47 sistemas de abastecimento para levar água para os assentamentos do RS.
O governador Tarso Genro afirmou que a prioridade do Governo é com as comunidades de baixa renda do campo. Tarso tamém ressaltou que os assentamentos são uma das soluções para o desenvolvimento rural do Rio Grande do Sul. “[com estes projetos o executivo] promove “a recuperação e consolidação dos assentamentos, viabilizando alternativas para que vençam suas crises e auxiliando modelos que dão certo”, destacou.
O ministro Pepe Vargas afirmou que a solenidade é símbolo da sustentabilidade da agricultura familiar na produção orgânica. Lembrou que as mesmas famílias que viviam embaixo de lonas, hoje estão num assentamento que produz resultados extremamente positivos para a economia gaúcha e para a agricultura familiar.
Com informações do Governo do Estado