Grêmio faz 3 a 0 no Ipatinga e garante classificação para as oitavas
11/04/2012 – 21:28:38 – por Cristiano Munari/Final Sports
O Grêmio venceu o Ipatinga por 3 a 0 na noite desta quarta-feira no Olímpico e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Bertoglio abriu o marcador logo aos 2min no primeiro tempo enquanto Mirallles, aos 30, e Léo Gago, aos 40, definiram o placar na etapa final.
Agora, o Tricolor espera pelo vencedor do duelo entre Náutico e Fortaleza, que fazem o primeiro jogo nesta quinta-feira. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo volta a campo no domingo quando enfrenta o Ypiranga no Olímpico, às 16h em partida válida pelas quarta de final da Taça Farroupilha.
O jogo
O Grêmio começou a partida disposto a espantar qualquer zebra. Logo aos 3min, Marco Antônio justificou a mudança de esquema para o seu retorno. Ele serviu o argentino Bertoglio, que saiu na cara do gol e teve apenas o trabalho de driblar o goleiro para mandar a bola ao fundo das redes, 1 a 0.
A equipe gremista tinha o comando total da partida jogando no campo ofensivo. O Ipatinga tinha dificuldades para chegar ao ataque e não ameaçava o gol defendido por Victor.
Léo Gago teve a oportunidade para fazer o segundo aos 18min. Sem marcação, ele invadiu a área pelo lado esquerdo e bateu cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo.
A primeira chegada do time mineiro aconteceu somente aos 22 min. Jonatas Obina deu bonito drible em Fernando e bateu, a bola desviou na zaga e sobrou para Fabinho, que já dentro da área, errou a finalização.
A resposta gremista veio com Marco Antônio dois minutos depois. Ele apareceu pelo lado esquerdo e bateu cruzado para boa defesa de Bruno. O Ipatinga voltou ao ataque aos 26min com Wellington Bruno que arriscou de fora da área para a primeira participação de Victor, que mandou a bola para escanteio.
Aos 36min, Bertoglio recebeu lançamento e saiu em velocidade, tentou dar um toque de cabeça, mas o zagueiro Azevedo afastou. No choque, o argentino levou a pior e teve que ser atendido pelos médicos gremistas.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Ipatinga passou a ir ao ataque em busca do empate. O Grêmio diminuiu o ritmo, mas ainda teve chance de ampliar em chute de Souza, que Bruno mandou para escanteio, aos 45. E terminou assim a etapa inicial: Grêmio 1 x 0 Ipatinga.
Os dois times voltaram sem mudanças para a segunda etapa. A primeira chegada foi do Ipatinga. Após cobrança de escanteio, Cláudio Luiz apareceu no segundo pau, cabeceou, mas a bola foi afastada pela defesa gremista.
Diferente do primeiro tempo quando o Grêmio começou pressionando o Ipatinga, no segundo a equipe encontrava dificuldades na saída de bola e chegava pouco ao campo de ataque.
Aos 15min, Vanderlei Luxemburgo fez a primeira mudança na equipe: Miralles entrou no lugar de Bertoglio. Inicialmente, a mexida seria a saída de André Lima, mas, cansado, o argentino pediu para ser substituído.
O Ipatinga chegou com Jonatas Obina, que teve boa chance para empatar aos 17min. Após cruzamento da direita, ele bateu e Victor defendeu. O Grêmio respondeu com Miralles que avançou pelo lado esquerdo e bateu cruzando, mas fraco para defesa tranquila de Bruno.
Aos 25 mais uma alteração no Grêmio. Felipe Nunes na vaga de Marco Antônio. O técnico Luxemburgo buscava dar gás novo ao time que seguia com dificuldades para criar.
Se o conjunto não ia bem, apareceu a individualidade para o Tricolor ampliar. Aos 30min, Miralles bateu da entrada da área e acertou o ângulo sem chances para o goleiro Bruno, 2 a 0 Grêmio.
Logo após o gol, Luxemburgo fez a terceira mudança no time gremista. Leandro entrou no lugar de André Lima, de atuação apagada.
O Tricolor ainda chegou ao terceiro com Léo Gago, aos 40min. O volante arriscou de longe e acertou o canto para ampliar o placar no Estádio Olímpico, 3 a 0, placar final que garante o Grêmio nas oitavas da Copa do Brasil.
> Copa do Brasil
2ª fase
Grêmio 3 x 0 Ipatinga
GRÊMIO
Victor; Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antônio (Felipe Nunes); Bertoglio (Miralles) e André Lima (Leandro).
Técnico Vanderlei Luxemburgo
IPATINGA
Bruno; Fabinho (Laécio), Cláudio Luiz, Azevedo e Bruninho; Leanderson, Éverton, Leandro Brasília (Dinei) e Wellington Bruno; Jonatas Obina e Marcel (Cacá).Técnico: Ney da Matta
Gols
Grêmio: Bertoglio (3min/1ºT), Miralles (30min/2T), Léo Gago (40min/2T)
Cartão amarelo
Grêmio: Léo Gago, Gilberto Silva, Werley
Ipatinga: Cacá, Fabinho, Wellington Bruno
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (aspirante Fifa/RJ)
Assistentes: Ediney Guereiro Mascarenhas e Michael Correia (RJ)
Data: Quarta-feira, 11 de abril de 2012
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)