Aos trancos e barrancos e com a ajuda de D’Alessandro. Foi dessa forma que o Inter venceu o Cerâmica neste sábado no estádio Beira-Rio. Sem jogar bem, o time de Dorival Júnior fez 3 a 0 e garantiu classificação para as semifinais da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão. Gilberto, Leandro Damião e o próprio D’Ale balançaram as redes na etapa complementar.
Com o resultado, o Inter enfrentará o Veranópolis no Beira-Rio. O time da Serra venceu o São José neste sábado, em partida disputada no Antônio Davi Farina.
Correria e placar fechado
Para um público pequeno, Inter e Cerâmica se enfrentaram no estádio Beira-Rio pelas quartas de final da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão. O primeiro tempo foi marcado pela alta quantidade de faltas e poucas jogadas de ataque. Os dois goleiros, Muriel e César, foram meros espectadores do jogo.
Dentro de casa, o Inter decidiu partir para cima do adversário e tentar definir o placar logo no início do confronto. Aos cinco minutos, Gilberto foi lançado na ponta direita e venceu a marcação de Marcão. O atacante bateu cruzado e César deu um tapinha na bola para evitar o primeiro gol do jogo.
A resposta do Cerâmica veio no minuto seguinte, quando Saraiva fez ótima jogada pela direita e chegou à linha de fundo. O lateral cruzou forte e Zeferino e Cidinho não souberam aproveitar o lance. Com apenas seis minutos de jogo, o Inter escapava de tomar o gol.
A partir daí, o jogo ficou morno e muito faltoso. Embora tivesse iniciativa, o Inter esbarrava na disposição dos jogadores do Cerâmica, que marcavam em cima os principais atletas colorados. Tinga e Dátolo pouco fizeram na primeira etapa. Apesar da movimentação de ambos, Leandro Damião e Gilberto ficaram isolados no ataque e não conseguiam vitória pessoal sobre os defensores Djair e Marcão.
Valente, o Cerâmica bem que tentava agredir o Inter e levou perigo em alguns cruzamentos para a área. Todos, no entanto, foram contidos pela defesa colorada, que contava com a velha dupla de zaga, Índio e Bolívar. O placar permaneceu fechado ao final do primeiro tempo. Para os donos da casa, ficou a certeza de que precisaria uma melhora para garantir classificação às semifinais da Taça Farroupilha.
D’Alessandro entra e Inter goleia
O Inter voltou do intervalo modificado, com a entrada de D’Alessandro no lugar de Elton. Com essa substituição, o técnico Dorival Júnior anunciava que estava disposto a definir logo o resultado contra o Cerâmica. A mudança surtiu efeito logo aos dois minutos, quando D’Alessandro serviu Dátolo dentro da área. O meia bateu forte para uma grande defesa de César. Em seguida, aos cinco, Nei cruzou a bola e a defesa do Cerâmica afastou mal. Damião pegou a sobra e bateu forte para mais uma boa intervenção do arqueiro adversário.
Depois da blitz colorada, o gol saiu aos 11 minutos do segundo tempo, em um lance de oportunismo. Nei recebeu na direita e bateu forte. César deu rebote e a bola sobrou para Kleber, que cruzou para Leandro Damião cabecear. A bola fazia menção de entrar, mas só foi para as redes graças ao carrinho de Gilberto, que abriu o placar no Beira-Rio.
Com a vantagem, o Inter passou a dominar as ações do jogo e o Cerâmica já não tinha a mesma disposição do primeiro tempo. Isso fez com que o time do técnico Hélio Vieira ficasse encurralado na defesa, mais preocupado em evitar o segundo gol do que procurar o empate.
Tranquilo no jogo, o Inter passou administrar a partida. Mesmo assim, ainda levava perigo ao Cerâmica. Aos 28 minutos, D’Alessandro lançou Damião na meia direita. O centroavante avançou e bateu rasteiro. O chute terminou na linha de fundo. Mais tarde, aos 30, após um escanteio, Índio quase ampliou o placar. O zagueiro dominou a bola dentro da área e chutou forte. A bola chegou às redes, mas pelo lado de fora da goleira de César.
Aos 40 minutos, depois de um momento de marasmo na partida, Jajá recebeu a bola na meia direita e lançou Leandro Damião. Na saída do goleiro César, o centroavante deu um toque de classe para fechar o placar e a classificação colorada para as semifinais da Taça Farroupilha.
Cinco minutos depois, o Inter arranjou tempo para golear. Jajá mais uma vez participou da marcação do gol. Ele lançou Damião, que foi derrubado na área. O pênalti marcado pela arbitragem foi convertido por D’Alessandro, que retornou com maestria ao meio-campo colorado.
Taça Farroupilha – Quartas de Final
Inter 3
Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Elton (D’Alessandro), Sandro Silva, Tinga e Dátolo; Gilberto (Jajá) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
Cerâmica 0
César, Saraiva, Djair, Marcão e Pedro; Nunes, Spessato (Felipe, Maurinho (Guilherme) e Rogerinho; Cidinho e Zeferino (João). Técnico: Hélio Vieira.
Gols: Gilberto, aos 11/2º; Leandro Damião, aos 40/2º; D’Alessandro, aos 45/2º
Cartões Amarelos: Gilberto (I);
Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa (RS), com Júlio César Santos (RS) e José Franco Filho (RS).
Local: estádio Beira-Rio.
Fonte: Correio do Povo