A 12ª FEICAP – Feira Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária, reconhecida como maior evento da Região Celeiro, iniciou nesta terça-feira (17), em Três Passos. A solenidade de abertura oficial aconteceu no centro de eventos do Parque de Exposições Egon Julio Goelzer, localizado no CTG Missioneiro dos Pampas.
Autoridades, lideranças locais e regionais, as soberanas da 12ª FEICAP, empresários e a comunidade em geral, estiveram prestigiando o momento.
Nas manifestações, o presidente da Câmara de Vereadores, Vateri Francisco Neckel (Bateria), destacou o papel que o poder legislativo vem tendo ao longo dos anos, sendo parceiro incansável da FEICAP. “Esse é o espaço onde Três Passos e a região podem demonstrar a sua força”, afirmou.
O presidente da Amuceleiro e prefeito de Esperança do Sul, Jair Schmitt, exaltou a força da comunidade três-passense. “É nesses momentos que vemos a coragem de homens e mulheres para realizar um evento dessa grandeza, encarando um desafio enorme”, disse ele.
Em seguida, a deputada estadual Zilá Breitenbach, representando a presidência da Assembleia Legislativa, disse que tem percorrido diversos eventos na região que demonstram o fortalecimento e a vontade de vencer desses municípios e a união comunitária. Foi em 1998, na primeira gestão de Zilá a frente da prefeitura de Três Passos, que a FEICAP foi retomada em sua quinta edição, após vários anos paralisada. “Tudo aquilo que a gente constrói, construímos porque a comunidade está do nosso lado”, finalizou a deputada.
O prefeito Cleri Camilotti, em seu pronunciamento, deixou clara a importância que o setor empresarial tem para a consolidação desse evento. “A coragem para realizar uma feira como essa é dos empresários, dos empreendedores que estão a frente dessa iniciativa”, afirmou. De acordo com o prefeito, “a FEICAP além de demonstrar as potencialidades econômicas do município, é um espaço para renovar nosso pedido de socorro frente às dificuldades que os municípios estão enfrentando desde o final de 2011”.
Encerrando os discursos de abertura, o presidente da 12ª FEICAP, José da Silva Rosa (foto), após meses de incansável trabalho de organização, não deixou de fazer uma espécie de desabafo: “o setor empresarial é fundamental para esse evento, mas muitas vezes por falta de união, de participação e de engajamento, acabam não entendendo o valor de um evento como esse”. Segundo ele, o setor moveleiro é um exemplo do avanço dessa edição, assim como o show nacional com Paula Fernandes, marcando um diferencial para a FEICAP. “Um show não deve ser visto pelo seu custo. Temos de avaliar a repercussão que um show dessa envergadura traz para a feira e para o município. E temos certeza que Paula Fernandes será um marco para a FEICAP”. O presidente da feira mencionou o sucesso de comercialização de espaços, além de agradecer a todas as comissões e pessoas que contribuíram para a concretização da 12ª FEICAP.
Os hinos nacional e riograndense foram interpretados por Adriane Conrad, com acompanhamento do maestro Goi.
Texto: Vinicius Araujo – Tertúliaweb/Jornal Observador