por Cristiano Munari/Final Sports –
O Grêmio não teve dificuldades para fazer 2 a 0 no Bahia e confirmar a classificação para a semifinal da Copa do Brasil. Depois de vencer por 2 a 1 em Pituaçu na semana passada, o Tricolor j construiu a vitória de forma natural na noite desta quinta-feira no Olímpico. Miralles, aos 12 minutos do primeiro tempo, e Marcelo Moreno, aos 10 do segundo, marcaram os tentos gremistas. Os baianos Helder e Fahel foram expulsos a sete minutos do fim.
Na semifinal, o Grêmio enfrenta o Palmeiras em data ainda a ser definida. A ordem dos confrontos também será conhecida em sorteio na sede da CBF na sexta-feira. Antesd o confronto pela Copa do Brasil, os dois clubes se enfrentam no próximo domingo pelo Brasileiro no Olímpico. O jogo,válido pela segunda rodada do certame nacional, está marcado para as 18h30min.
O jogo
Com um grande apoio da torcida gremista, a bola começou a rolar no Estádio Olímpico para Grêmio e Bahia. Mesmo com a vantagem de poder perder por 1 a 0, o Tricolor começou o jogo atacando. Logo no primeiro minuto, após falta batida por Léo Gago, Marcelo Lomba impediu o gol gaúcho tirando a bola com o pé.
O Grêmio tinha todas as ações e não demorou para abrir o placar. Depois de arriscar de fora da área com Marcelo Moreno, aos 6min, e Miralles, aos 7, em duas bolas que passaram próximas ao gol, o Tricolor abriu o placar aos 12. Edilson fez o cruzamento rasteiro e Miralles entrou sozinho para empurrar para o fundo das redes e fazer 1 a 0 no Olímpico.
E o segundo tento gremista quase saiu 10 minutos depois e novamente com Miralles. O argentino recebeu passe de Souza, avançou e bateu para defesa de Marcelo Lomba.
A partida chegava aos 25 minutos e somente o Grêmio jogava. O Tricolor tinha posse de bola e controlava o jogo. O Bahia precisava de dois gols para levar a decisão para os pênaltis, mas não conseguia sequer finalizar ao gol defendido por Victor. Aos 28, Marcelo Moreno aproveitou cruzamento de Léo Gago e bateu para mais uma boa defesa de Lomba.
Aos 29min, um problema para o técnico Vanderlei Luxemburgo. O lateral-direito Edilson, que era um dos destaques da partida, sentiu dores na coxa e teve que sair. Gabriel entrou na equipe.
E mesmo com a mudança na lateral, o lado direito seguia o melhor caminho para o Grêmio. Aos 36mim, Gabriel foi à linha de fundo e fez bom cruzamento, Moreno se antecipou aos zagueiros baianos e cabeceou por cima do gol.
Antes da ida para os vestiários, o Grêmio ainda teve boas chances com Miralles e Moreno, mas a defesa do Bahia conseguiu afastar nas duas oportunidades. Terminou assim o primeiro tempo: Grêmio 1 x 0 Bahia.
As duas equipe retornaram sem mudanças para a etapa final. E o Grêmio já começou atacando. Aos 2min, Marcelo Moreno recebeu de Naldo, tocou entre as pernas de Fabinho e bateu obrigando Marcelo Lomba a fazer uma grande defesa mandando a bola para escanteio.
O Bahia que pouco atacava acabou levando o segundo gol em um contra-ataque. Marco Antônio armou a jogada, tocou para Miralles que fez o cruzamendo perfeito para Moreno só empurrar para o fundo das redes, 2 a 0.
O Bahia levou perigo aos 15min quando Júnior tocou boa bola para Ciro, que invadiu a área, mas teu por cima da meta defendida por Victor. Aos 17min, Luxemburgo fez a segunda mudança no time: Vilson no lugar de Souza.
Aos 28min Léo Gago teve grande oportunidade para fazer o terceiro. Ele avançou em diagonal, passou por dois marcadores, mas foi desarmado na hora da finalização. Seguia o 2 a 0.
Com o jogo chegando aos 30 minutos, Luxemburgo fez a terceira mexida na equipe. Rondinelly entrou no lugar de Marco Antonio. Aos 38, o Bahia perder a cabeça. Primeiro, Helder chutou Léo Gago e levou o vermelho. Na reclamação, Fahel também foi expulso.
Com a vantagem e dois jogadores a mais, o Grêmio apenas admistrou o jogo nos minutos finais e confirmou a vitória de 2 a 0.
> Copa do Brasil
Quartas de final – 2º jogo
Grêmio 2 x 0 Bahia
GRÊMIO
Victor; Edilson (Gabriel), Gilberto Silva, Naldo e Pará; Fernando, Souza (Vilson), Léo Gago e Marco Antônio (Rondinelly); Miralles e Marcelo Moreno.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
BAHIA
Marcelo Lomba; Fabinho, Rafael Donato, Titi e Gerley; Fahel, Helder, Magno (Júnior) e Gabriel; Lulinha (Zé Roberto) e Ciro (Rafael).
Técnico: Paulo Roberto Falcão
Gols:
Grêmio: Miralles (12min/1ºT), Marcelo Moreno (10min/2ºT)
Cartões amarelos
Grêmio:
Bahia: Marcelo Lomba
Cartões vermelhos
Bahia: Helder, Fahel
Árbitro: Péricles Cortez Bassols (Fifa/RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: Quinta-feira, 24 de maio de 2012