10/06/2012 – 18:55:54 – por Cristiano Munari/Final Sports
Com uma equipe bastante desfalcada, o Inter empatou em 0 a 0 com o Fluminense neste domingo no Engenhão. Em uma tarde pouco inspirada do ataque, o Colorado contou com uma boa atuação do goleiro Muriel para manter o placar sem gols e seguir invicto no Brasileirão. O time do técnico Dorival Júnior chega aos oito pontos e fica a quatro do líder Vasco da Gama. O Fluminense, que também ainda não perdeu, tem seis.
No próximo sábado, o Inter recebe o Botafogo no Beira-Rio, às 18h30min. No mesmo dia, mas às 21h, o Fluminense joga mais uma vez em casa, quando enfrenta a lanterna Portuguesa. Para esta partida, o Dorival Júnior contará com os retornos de Oscar, Leandro Damião e Guiñazu, que estavam servindo às seleções brasileira e argentina. D’Alessandro e Kleber devem ser liberados pelo Departamento Médico.
O jogo
Com desfalques importantes no meio-campo e ataque, o Inter foi ao Engenhão encarar o Fluminense para se manter nas primeiras posições do Brasileirão. Logo no início, o time carioca mostrou que não queria deixar passar a oportunidade de conquistar a sua primeira vitória em casa na competição e quase chegou ao gol com a dupla de ataque que retornava ao time titular. Fred aproveitou cruzamento e obrigou Muriel a fazer uma difícil defesa. No rebote, por pouco Wellington Nem não abriu o placar.
O time vermelho respondeu aos quatro minutos. Jajá rolou para Gilberto, que arriscou de fora da área para defesa de Diego Cavalieri. E a defesa colorada seguia com dificuldades para parar o ataque carioca. Aos 8min, Deco ganhou de Fabrício e cruzou para Fred, que errou a cabeçada. Três minutos depois, a jogada foi pelo outro lado. Wellington Nem recebeu nas costas de Nei, passou por Moledo e bateu cruzado, mas novamente Fred chegou atrasado e perdeu outra oportunidade.
Com a partida passando dos 15 minutos, o Inter melhorou a marcação e o Fluminense já não chegava mais. No entanto, faltavam finalizações para o time gaúcho. Claramente sentindo a falta dos armadores titulares, o time tinha dificuldades na criação das jogadas.
Se o Inter havia acertado a marcação, o Fluminense conseguiu levar perigo novamente aos 34 com a bola parada tão decisiva no confronto entre as equipes pela Libertadores. Deco bateu falta lateral, a bola passou pela defesa e Muriel teve trabalho para mandar para escanteio.
Nos minutos finais da primeira etapa, o Fluminense voltou a ter vantagem sobe a defesa colorada. Aos 37, Thiago Carleto bateu cruzado e Rodrigo Moledo apareceu de carrinho para desviar a bola para escanteio.
O Inter ainda teve boa oportunidades aos 40 minutos após cruzamento de Fabrício. O lateral colorado foi ao fundo, bateu bem na bola, mas Gilberto não conseguiu fazer o desvio com o goleiro Diego Cavalieri já batido, seguia o 0 a 0 no Engenhão. A última chance da primeira etapa foi carioca. Bruno cruzou da direita e Fred, mais uma vez apareceu sozinho e cabeceou uma bola que passou raspando à trave direita de Muriel no último lance do primeiro tempo.
Os dois times retornaram sem mudanças para a segunda etapa. E as duas equipes iniciaram em busca do gol. Aos 3min, Wellington Nem cabeceou e Muriel fez uma linda defesa salvando o Inter, que rapidamente também criou a sua oportunidade. Aos 3min, Sandro Silva puxou contra-ataque, tocou para Dagoberto, que rolou para Jajá, mas o chute do meia colorado saiu fraco e Cavalieri pegou firme no canto.
O jogo seguia com as duas equipes buscando o ataque, mas sem criar oportunidades claras. Para dar gás novo ao seu ataque, Abel Braga colocou o jovem Matheus Carvalho para a saída de Wellington Nem aos 19 minutos. E dois minutos depois, o argentino Lanzini entrou na vaga de Wagner. Dorival Júnior respondeu as mexidas colocando o meia Fred no lugar de Dagoberto , aos 24, e Mike no de Marcos Aurélio cinco minutos depois.
Aos 30mim voltou a ameaçar Muriel. Após cruzamento da esquerda, Samuel , que acabará de entrar no lugar do centroavante Fred, desviou de cabeça para mais uma defesa do arqueiro colorado. Aos 38min, Dorival fez a terceira e última mudança no Inter: Maurides no lugar de Gilberto.
Aos 41min Muriel apareceu mais uma vez bem ao sair de forma arrojada nos pés do argentino Lanzini e evitar o tento do Tricolor carioca. Jajá também desperdiçou oportunidade em um chute de fora da área que foi por cima da meta de Cavaliari já aos 47min. E terminou mesmo em 0 a o no Engenhão, empate que mantém Inter e Fluminense invictos no Brasileirão.
> Campeonato Brasileiro
Quarta rodada
Fluminense 0 x0 Inter
FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Anderson e Thiago Carleto; Edinho, Jean, Wágner (Lanzini) e Deco; Wellington Nem (Matheus Carvalho) e Fred (Samuel).
Técnico: Abel Braga
INTER
Inter: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Elton, Jajá e Marcos Aurélio (Mike); Dagoberto (Fred) e Gilberto (Maurides).
Técnico: Dorival Júnior
Cartões amarelos
Fluminense: Edinho
Inter: Dagoberto e Elton
Público: 5.728
Renda: R$ 92.725,00
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)
Assistentes: Márcio Estáquio Santiago (Fifa/MG) e Janette Mara Arcanjo (Fifa/MG)
Local: Estádio João Havelange, no Rio de Janeiro
Data: Domingo, 10 de junho de 2012