O Internacional jogou pouco e decepcionou a sua torcida ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Botafogo no Beira-Rio na tarde deste sábado em partida válida pela quinta rodada do Brasileirão. Dagoberto abriu o placar para o Colorado aos 28 minutos no primeiro tempo, mas Andrezinho , aos 12, e Fellype Gabriel, aos 26, viraram para o time carioca na segunda etapa.
Com o resultado, o time de Dorival Júnior segue com oito pontos e foi ultrapassado na tabela de classificação pelo Botafogo, que chega a nove. No próximo domingo, o Inter vai a Recife enfrentar o Sport, pela sexta rodada. Já o Alvinegro, no mesmo dia e horário, recebe a Ponte Preta no Engenhão.
O jogo
O Botafogo começou a partida assustando a torcida colorada. Logo no primeiro minuto, Herrera aproveitou um erro de posicionamento da defesa vermelha e cruzou para Vitor Júnior, que passou da bola e perdeu a chance de finalizar contra o gol de Muriel de dentro da pequena área. Os primeiros minutos seguiram com o time carioca marcando no campo ofensivo e sem deixar o Inter atacar.
O primeiro ataque colorado aconteceu somente aos 9 minutos quando Leandro Damião aproveitou um erro na saída do Botafogo, esticou a bola para Oscar, mas o passe saiu forte demais e Jefferson fez a defesa.
Com o cronometro chegando dos 10min, a equipe de Dorival Júnior dava sinais de melhorar e usava os lados do campo para tentar ameaçar o Alvinegro. Aos 12min, Oscar recebeu passe de Nei e cruzou para Leandro Damião. O centroavante se antecipou à defesa, mas afinalização foi para fora.
O time de Oswaldo de Oliveira mostrava inteligência e ia segurando bem o pracar zerado até que aos 28 minutos Guiñazu bateu uma falta rápida e encontrou Oscar livre na direita. O meia fez um cruzamento perfeito para Damião, que escou e Dagoberto completou para o fundo das redes. 1 a 0 para o Colorado no Beira-Rio.
O Botafogo saiu em busca do empate nos minutos finais e criou boas situações de gol. Aos 37 o ex-colorado Andrezinho recebeu cruzamento da direita e finalizou já dentro da área, mas foi travado por Dalton. Aos 42, Vitor Júnior recebeu nas costas da defesa e Muriel fez uma saída arrojada para impedir o tento carioca. Vitor ainda criou boa chance no minuto seguinte, mas novamente Dalton apareceu para afastar. O primeiro tempo terminou com vantagem colorada, 1 a 0.
Os dois times retornaram sem mudança para a segunda etapa. E o Botafogo voltou com a mesma postura do primeiro tempo com uma marcação forte no meio-campo colorado dificultando o trabalho dos meias Oscar e D’Alessandro.
Mesmo com pouco espaço, foi dos pés da dupla de armadores que saiu a primeira chance vermelha no segundo tempo. Oscar recebeu pelo lado esquerdo e cruzou para trás, onde encontrou D’Alessandro que finalizou uma bola que passou próxima ao poste esquerdo.
Aos sete, um susto para a torcida colorada. Índio derrubou Vitor Júnior, os jogadores do Botafogo pediram pênalti, mas, após uma conversa com o auxiliar, o árbitro Paulo César de Oliveira confirmou que a falta fora da área. Na cobrança, a bola parou na barreira.
O Botafogo era superior e chegou ao gol aos 12 minutos com o ex-colorado Andrezinho. Ele recebeu de Vitor Júnior e bateu da entrada da área sem chances para Muriel, 1 a 1.
O gol aumentou a emoção da partida e as duas equipes saíram em busca da vitória. Dagoberto fez boa jogada e por pouco não fez o segundo do Inter. Aos 17, ele recebeu pelo lado esquerdo, passou pela marcação e bateu, mas a bola saiu ao lado do gol de Jefferson. A resposta alvinegra veio com Fellype Gabriel, que cortou Nei e bateu colocado, mas Muriel segurou firme.
O tempo ia passando e o Inter não mostrava forças para buscar o gol. E quem chegou ao segundo tento foi o Botafogo, que era melhor na partida. Aos 26min, Andrezinho bateu escanteio e Fellype Gabriel desviou, 2 a 1 para os cariocas.
Após o gol, o técnico Dorival Júnior decidiu ousar alterando o time com Jajá no lugar do lateral Fabrício, que saiu sob vaias da torcida. Mesmo com a mudança ofensiva, o Inter seguia sem conseguir criar.
Aos 37, mais uma mudança ofensiva no Inter. Gilberto entrou no lugar de Sandro Silva, mas o Inter seguiu sem conseguir criar. Os últimos minutos foram com o colorado no campo de ataque, mas sem chegar à meta de Jefferson. E terminou assim no Beira-Rio: Inter 1 x 2 Botafogo.
Brasileirão – 5ª rodada
Inter 1Muriel; Nei, Dalton, Índio e Fabrício (Jajá); Sandro Silva (Gilberto), Guiñazu, Oscar e D´Alessandro; Dagoberto e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
Botafogo 2
Jefferson; Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Lennon; Lucas Zen, Renato, Andrezinho (Dória), Vitor Junior (Gabriel) e Fellype Gabriel (Maicosuel); Herrera. Técnico: Osvaldo de Oliveira.
Gols: Dagoberto (30/1º), Andrezinho (12/2º), Fellype Gabriel (28/2º)
Cartões amarelos: Guiñazu, Índio, Nei; Vitor Junior, Fábio Ferreira, Lucas
Arbitragem: Paulo César Oliveira, auxiliado por Vicente Romano Neto e Herman Brumel Vani;
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.