por PC/Final Sports
Ronaldo Alves marcou de cabeça o único gol da partida, aos 46 do segundo tempo
Sem apresentar um bom futebol, e ainda com um jogador a menos nos últimos dez minutos, o Grêmio saiu derrotado na noite deste domingo ao levar 1 a 0 do Náutico, com um gol aos 47 minutos do segundo tempo. O resultado nesta 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio dos Aflitos, tirou o Tricolor do G-4. Agora é o 5º com 9 pontos, quatro atrás do líder Vasco, que deixou o 100% de aproveitamento no empate em 1 a 1 com o Palmeiras em São Paulo.
Antes de encarar o Flamengo às 16h do próximo domingo, no Olímpico, o Grêmio decide sua vida na Copa do Brasil na quinta-feira, a partir das 21h, diante do Palmeiras na Arena Barueri. Depois da derrota por 2 a 0 em Porto Alegre, precisará vencer por três gols de diferença para manter vivo o sonho do penta ou bater o time de Felipão por dois gols a partir do 3 a 1. Se devolver o escore do primeiro confronto, a decisão da vaga à final vai para os pênaltis.
– O jogo
Empurrado pela sua ruidosa torcida, o Náutico foi o primeiro a chutar em gol, logo com 1 minuto, na tentativa fraca de Elicarlos na meia-direita. Aos 3, o elétrico dono da casa aproveitou o rebote na frente da área com Martinez, mas o arremate rasteiro saiu novamente sem força para nova defesa com tranquilidade de Victor.
Por sua vez, o Grêmio, atuando no inédito 4-3-3, teve boa oportunidade em falta sofrida pelo sempre caçado Kleber. No tiro frontal da intermediária sem barreira, aos 10min, Edilson carimbou o travessão de Felipe. Mas quem conseguia melhor aproveitamento nos passes e, por consequência, mas presença ofensiva era o Timbu, que aos 17 teve a falta cobrada por Souza agarrada no centro do gol por Victor.
Foi na bola parada, então, que o Tricolor ameaçou em sequência aos 21 minutos. Depois do chute de fora da área de Marcelo Moreno que bateu no zagueiro e saiu pela linha de fundo, Marco Antônio cobrou o escanteio da esquerda de ataque e por muito pouco não guardou direto. Felipe deu um passo para trás e conseguiu socar novamente para fora. Então, Edilson bateu o escanteio no lado inverso para a cabeçada firme de Werley que saiu à direita da meta.
Com muita correria e ligação direta em um gramado como somente o dos Aflitos consegue ser, gaúchos e pernambucanos maltrataram a bola na base do bumba meu boi. Enquanto isso, com uma lesão na perna esquerda, Werley precisou deixar o campo aos 33min para a entrada de Douglas Grolli, que não atuava desde o dia 18 de fevereiro na derrota por 2 a 1 para o São José-PA.
Até que o árbitro baiano Manoel Nunes Lopo Garrido indicasse o término da primeira etapa, somente o chute rasteiro e fraco de Marcelo Moreno no goleiro, da meia-lua aos 35, e a falta do meio da rua de Léo Gago por cima, aos 39min, foram dignos de registro.
Mesmo sem modificação no intervalo, o Grêmio começou melhor o segundo tempo. Retendo mais a bola e tentando evitar o chutão zaga-ataque, os comandados de Vanderlei Luxemburgo chegaram com perigo aos 5 minutos. No lançamento para Marcelo Moreno, o boliviano ganhou na corrida e na cabeça do seu marcador e já dentro da área bateu desequilibrado em cima do zagueiro. Antes de a bola sair pela linha de fundo ainda raspou da trave.
Embora com um pouco mais de volume, o Tricolor não chegava à frente. Ao menos a defesa pouco trabalhava. Na única vacilada em uma linha de impedimento mal feita, Araújo ficou livre no meio da área aos 17, mas a bola não ficou à feição e deu tempo para que Gilberto Silva salvasse a pátria.
Praticamente sem passagem de bola pelo meio de campo, aos 19min Luxa trocou Miralles, um dos três atacantes, por Rondinelly, mantendo Kleber e Marcelo Moreno como homens mais adiantados. Mas passados dez minutos, nada da equipe melhorar. Já o Timbu cresceu de produção com Alexandre Gallo realizando alterações que colocaram o time mais para frente. Entretanto, apesar de rondar mais seguidamente o gol de Victor, nenhuma situação clara fora criada.
Com 29 minutos, Luxemburgo queimou a última troca ao sacar o cansado Edilson, que retornava de lesão, para promover a estreia do pernambucano Tony. Embora sem a participação do novato, o Grêmio chegou bem aos 33, quando Marcelo Moreno raspou de cabeça, de costas, obrigando Felipe a voar e espalmar no canto esquerdo.
A partida ia se encaminhando para o final e se o placar já satisfazia em função da qualidade do futebol apresentado, melhor ficou aos 35, quando Douglas Grolli recebeu o segundo cartão amarelo e por consequência deixou o jogo mais cedo.
Apesar da inferioridade numérica, o Grêmio conseguiu segurar a empolgação do Náutico até os 47 minutos, quando Breitner cruzou da esquerda para o zagueiro Ronaldo Alves subir mais que a defesa e testar para o fundo do gol. Resultado final: Náutico 1 x 0 Grêmio.
> Brasileirão
5ª rodada
Náutico 1 x 0 Grêmio
NÁUTICO
Felipe; Auremir, Ronaldo Alves, Gustavo (Ramirez) e Lúcio (Cléverson); Derley, Elicarlos, Martinez e Souza (Breitner); Rhayner e Araújo.
Técnico: Alexandre Gallo
GRÊMIO
Victor; Edílson (Tony), Werley (Douglas Grolli), Gilberto Silva e Pará; Vilson, Léo Gago e Marco Antônio; Kleber, Miralles (Rondinelly) e Marcelo Moreno.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gol:
Náutico: Ronaldo Alves (47min/2ºT)
Cartões amarelos:
Grêmio: Marcelo Moreno, Kleber, Doglas Grolli
Cartão vermelho:
Grêmio: Douglas Grolli
Árbitro: Manoel Nunes Lopo Garrido (BA)
Assistentes: Roberto Braatz (PR/Fifa) e Marcos Rocha de Amorim (BA)
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Data: Domingo, 17 de junho de 2012
Público total: 14.006
Renda: R$ 247.700,00