por Cristiano Munari/Final Sports
O Internacional venceu a segunda partida sob o comando de Fernandão. Nesta quarta-feira, o time gaúcho fez valer sua maior qualidade a bateu o Figueirense por 1 a 0, gol de Dagoberto aos 24 do primeiro tempo. Com a vitória,o Colorado chega aos 22 pontos e entra pelo menos momentaneamente no G4. Os catarinenses seguem na zona de rebaixamento com apenas oito.
No próximo sábado, o Inter recebe o Vasco da Gama no Beira-Rio, às 18h30min, em jogo que deve marcar a estreia do uruguaio Forlán. No mesmo dia, mas às 21h, o Figueirense vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo.
O jogo
Figueirense e Inter começaram a partida dispostos a esquentar a fria noite na capital catarinense. Logo aos 2 minutos, o time de casa levou perigo em jogada de Guilherme Santos pela esquerda, que cruzou para Loco Abreu subir mais alto que a defesa colorada e cabecear acertando o travessão. O Inter não demorou muito para responder. Aos 5min, D’Alessandro sofreu falta, na cobrança bateu a bola em direção ao gol e por pouco Ygor não empurrou para o fundo das redes.
O início de jogo não era bom para o Inter. O time gaúcho tinha dificuldade para manter a posse de bola e era dominado pelos catarinenses nos primeiros minutos. O Figueirense levava perigo nas bolas paradas. Aos 13, Julio Cesar bateu falta e obrigou Muriel a mandar a bola para escanteio. Na sequência, a bola batida dentro da pequena área mais uma vez exigindo trabalho do goleiro colorado.
Com o cronômetro passando dos 20 minutos, o Inter melhorou na partida e passou a ter a posse da bola, mas ainda sem conseguir finalizar; E na primeira chance clara, o gol vermelho. D’Alessandro tocou para Fred, que foi a linha de fundo e cruzou com perfeição, Dagoberto entrou na corrida a cabeceou sem chances para o goleiro Ricardo – 1 a 0 para o Inter aos 24 minutos.
O gol colorado fez o Figueirense se abrir em busca do empate. Com isso, o ataque colorado passou a ter espaço para os contra-ataques. No primeiro deles, aos 33, D’Alessandro avançou em velocidade pela direita e finalizou, mas o chute saiu alto demais sem perigo ao gol de Ricardo.
Enquanto o Figueirense tinha dificuldades para chegar ao gol colorado, o Inter teve duas oportunidades para marcar o segundo. Primeiro aos 36min com Ygor, que subiu mais alto que a marcação em escanteio cobrado por D’Alessandro e a bola passou raspando à trave direita. Aos 43, Jajá arriscou de fora da área e acertou o travessão na última jogada do primeiro tempo.
Os dois times voltarem sem mudanças para a segunda etapa. E o segundo tempo começou como terminou o primeiro, com o Inter aproveitando os espaços e chegando com facilidade ao gol adversário. Nos primeiros quatro minutos, duas chances. Na primeira, Ricardo saiu de forma arrojada para impedir o chute de Daboberto e, na sequência, Jajá recebeu de Elton e errou o domínio perdendo a oportunidade de marcar.
E o Inter seguiu atacando. Aos 7min, Fred fez grande jogada e bateu colocado obrigando Ricardo a fazer uma difícil defesa mandando a bola para escanteio. Na cobrança, Índio levou a melhor sobre a marcação e cabeceou acertando o travessão.
Depois da pressão inicial do Inter, o Figueirense reequilibrou a partida ainda sem chegar ao gol de Muriel. A melhor oportunidade aconteceu aos 19 quando o zagueiro argentino Canudo cabeceou livre após escanteio, mas a bola saiu alta demais.
Aos 22min a primeira mexida do técnico Fernandão. Dagoberto sentiu dores na coxa e saiu para a entrada de Marcos Aurélio.
E a bola parada era a principal arma do Figueirense. Aos 28min, Ronny subiu sozinho e cabeceou próximo ao gol de Muriel. A resposta colorada veio aos 31 minutos quando D’Alessandro tocou para Marcos Aurélio, mas Jajá apareceu antes do companheiro e perdeu um gol na cara de Ricardo. Aos 35min, mais uma mudança: Maurides no lugar de Jajá.
O Figueirense partiu com tudo para o ataque em busca do empate nos minutos finais, mas sem organização apostando nos chuveirinhos. Já aos 43, Fernandão colocou Bolatti no lugar de Edson Ratinho. E não teve tempo para mais nada. Final de jogo: Figueirense 0 x 1 Inter.
> Brasileirão
12ª rodada
Figueirense 0 x 1 Inter
FIGUEIRENSE
Ricardo; Doriva, Anderson Conceição, Canuto e Guilherme Santos; Túlio (Coutinho), Jackson e Pittoni (Almir); Caio, Julio Cesar (Ronny) e Loco Abreu.
Técnico: Hélio dos Anjos
INTER
Muriel; Edson Ratinho (Bolatti), Índio, Bolívar e Fabrício; Ygor, Elton, Fred e D’Alessandro; Dagoberto (Marcos Aurélio) e Jajá (Maurides).Técnico: Fernandão
Gol
Inter: Dagoberto (24min/1ºT)
Cartões amarelos
Figueirense: Julio Cesar, Túlio, Caio
Inter: Fabrício
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Cristhian Passos Sorence (asp. Fifa/GO)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: Quarta-feira, 25 de julho de 2012