Era tudo o que o Grêmio queria. Em uma noite que até os resultados paralelos deram certo, o Tricolor venceu o Vasco por 2 a 0 dentro do Olímpico e se consolidou na terceira colocação do Brasileirão, ao abrir cinco pontos dos cariocas. Além disso, Atlético-MG e Fluminense empataram e deixaram os azuis se aproximarem. Marcelo Moreno e Kleber anotaram os gols gremistas.
Com a vitória, o Grêmio chega aos 40 pontos, três atrás do Fluminense e quatro atrás do Galo, que tem um jogo a menos. No sábado, o time de Luxemburgo enfrenta o Palmeiras, no Pacaembu, às 18h30min.
O jogo
Talvez a tensão da noite tenha deixado tudo mais difícil. O Vasco, com desfalques, se fechou. O Grêmio, cauteloso para não perder a terceira colocação na tabela, também não se arriscou no início. E o primeiro tempo demorou para engrenar. Na maior parte do tempo, teve muitos erros de passe no meio-campo e marcação.
A partir deste lance, o jogo melhorou para o Tricolor. O Vasco prioriza a posse de bola, mas não teve forças para criar com Carlos Alberto, sempre vaiado, e Felipe. William Barbio também não foi efetivo no ataque. Já o Grêmio começou a criar espaços, principalmente entre os volantes e zagueiros adversários. Marquinhos, Souza e Kleber apareceram por ali livres, este último finalizando de longe aos 30 minutos.
Foi neste espaço que Anderson Pico encontrou Marquinhos. Com um toque de primeira, o meia deixou Kleber na frente de Fernando Prass. No entanto, o Gladiador parou no goleiro após chute de canhota, aos 32 minutos. Depois de rondar a área pela direita com faltas e escanteios, o Grêmio achou o gol.
Kleber brilha no segundo tempo
O segundo tempo veio com a promessa de um Vasco mais efetivo, já que Cristóvão colocou Tenório na vaga de Barbio. Luxemburgo optou por manter a equipe. Quem teve a melhor chance, logo no início, foi o Grêmio. Depois de uma saída rápida, Marquinhos encontrou Marcelo Moreno livre. O centroavante avançou, mas bateu sobre a marcação de Douglas, que recuperou-se, aos 5 minutos.20ª rodada
Grêmio 2 x 0 Vasco
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Pará; Fernando, Souza, Marquinhos (Marco Antônio) e Zé Roberto; Kleber (André Lima) e Marcelo Moreno (Leandro).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
VASCO
Fernando Prass; Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Eduardo Costa, Felipe (Wendel) e Carlos Alberto (Pipico); William Barbio (Tenório) e Alecsandro.
Técnico: Cristóvão Borges
Gols:
Grêmio: Marcelo Moreno (41min/1ºT), Kleber (13/2ºT)
Cartões amarelos:
Grêmio: Leandro
Vasco: Felipe
Público: 21.758
Renda: R$ 336.645,50
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Asp Fifa/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO)
Data: Quarta-feira, dia 29 de agosto





