por Cristiano Munari/Final Sports
O Internacional tropeçou novamente no Brasileirão. Jogando no Beira-Rio, o time do técnico Fernandão perdeu de virada para o Figueirense por 3 a 2 na noite desta quarta-feira. Depois de estar na frente por duas vezes, o Colorado permitiu a virada aos 42 e 45 da segunda etapa. Dagoberto e Rafael Moura marcaram os gols gaúchos enquanto Aloísio, duas vezes, e Ronny anotaram para o Figueira.
Com a derrota, o Inter segue com 45 pontos e dá adeus às chances de disputar a Libertadores do próximo ano. O Figueirense vai a 28 e segue na luta para escapar do rebaixamento. O Colorado volta a campo somente na próxima quarta-feira quando enfrenta o Vasco da Gama em São Januário, a partir das 20h30min. Na mesma data, mas às 22h, o Figueirense encara o Botafogo às 22h, em Florianópolis.
O jogo
Com mudanças em nomes e esquema após a derrota para o lanterna Atlético-GO no último sábado, o Internacional pisou no gramado do Beira-Rio para enfrentar o Figueirense ainda pensando na remota possibilidade de conquistar uma vaga na Libertadores do próximo ano.
No entanto, colorado não mostrava evolução com as mudanças de Fernandão. Mesmo diante do time com a segunda pior campanha na competição, o Inter enfrentou dificuldades ao longo do primeiro tempo. O esquema com três atacantes não funcionava e o meio-campo dava espaços ao adversário.
Se o coletivo não funcionava, apareceu o talento individual. Aos 38 minutos, Dagoberto fez grande jogada, passou pelo zagueiro e deu um toque por cobertura no goleiro Wilson para abrir o placar no Beira-Rio, 1 a 0. Mas a alegria colorada não durou muito. No último minuto da primeira etapa, a zaga falhou e Aloísio saiu na cara de Muriel para igualar o marcador, 1 a 1
Os dois times retornaram sem mudanças para o segundo tempo, que começou movimentado. Aos 7, Aloísio perdeu um gol incrível na frente de Muriel. A resposta vermelha veio na sequência com Leandro Damião que bateu para fora quando recebeu livre na entrada da área após jogada de Dagoberto.
Dagoberto era o grande nome do Inter e teve nova chance aos 12, mas parou em boa defesa deWilson. Aos 18, Fernandão chamou D’Alessandro, que entrou no lugar do volante Ygor. Na sequência, Rafael Moura entrou no lugar de Leandro Damião.
E as substituições deram resultado. Aos 24, após cruzamento da esquerda, Cassiano escorou e Rafael Moura apareceu livre para marcar o seu primeiro gol com a camisa colorada, 2 a 1. Novamente em vantagem, Fernandão fechou um pouco o time. Josimar entrou no lugar de Cassiano.
O Figueirense chegou ao empate aos 42 minutos. Após cruzamento do lado esquerdo, Rony apareceu sozinho e igualou o marcador, 2 a 2. E ainda teve tempo para a virada. Aos 45, Aloísio, novamente sem marcação, apareceu para dar a vitória ao time catarinense, 3 a 2, placar final no Beira-Rio.
> Campeonato Brasileiro
31ª rodada
Inter 2 x 3 Figueirense
INTER
Muriel; Edson Ratinho, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Ygor (D’Alessandro), Guiñazu e Fred; Cassiano (Josimar), Leandro Damião (Rafael Moura) e Dagoberto.
Técnico: Fernandão.
FIGUEIRENSE
Wilson; Jackson (Elsinho), Canuto, Sandro e Hélder; Coutinho (Boti), Doriva, Claudinei e Ronny; Julio César (William) e Aloísio.
Técnico: Márcio Goiano
Gols
Inter: Dagoberto (38min/1ºT) Rafael Moura (24min/2ºT)
Figueirense: Aloísio (45min/1ºT, 45min/2ºT), Rony (42min/2T)
Inter: Dagoberto (38min/1ºT) Rafael Moura (24min/2ºT)
Figueirense: Aloísio (45min/1ºT, 45min/2ºT), Rony (42min/2T)
Cartões amarelos
Inter: Ygor, Dagoberto, Guiñazu, Rodrigo Moledo, Fred
Figueirense: Elsinho, Claudinei, Aloísio
Figueirense: Elsinho, Claudinei, Aloísio
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e e Lorival Candido das Flores (RN)
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Data: Quarta-feira, 17 de outubro de 2012