O Internacional bateu o Vasco da Gama de virada por 2 a 1 na noite desta quarta-feira em São Januário e mantém viva a esperança de conquistar uma vaga na Libertadores do próximo ano. Depois de sair atrás com um gol do ex-colorado Jonas, o time de Fernandão virou o marcador ainda no primeiro tempo com dois gols de Forlán em passes milimétricos de D’Alessandro.
Com o resultado, o Colorado vai a 48 pontos e fica a sete do quarto colorado, o São Paulo. Os cariocas seguem em quinto, com 50. No próximo sábado, às 14h20min, o Inter recebe o Palmeiras no Beira-Rio. No mesmo dia e horário, o Vasco enfrenta o Corinthians no Pacaembu.
O jogo
Com as duas equipes precisando da vitória para se aproximar do G4, a partida iniciou com fortes emoções. Inter e Vasco alternaram oportunidades nos primeiros minutos. Na melhor colorada, aos 4 minutos, Nei acertou o travessão em um chute de fora da área. Os cariocas responderam com Juninho Pernambucano que parou em grande defesa de Muriel, aos 15.
E em um jogo tão aberto não demorou para sair o primeiro gol. E foi do time da casa. Aos 21 minutos, após erro de Forlán no meio-campo, a bola chegou a Juninho Pernambucano que cruzou para o ex-colorado Jonas, que dominou e bateu na saída de Muriel, 1 a 0 em São Januário.
Atrás no placar, o Inter foi em busca do empate. Primeiro, Forlán arriscou de fora da área e obrigou Fernando Prass a fazer uma difícil defesa. No rebote, a bola caiu no pé de Dagoberto, mas a finalização saiu sem direção. E o gol colorado veio aos 32. D’Alessandro deu um passe perfeito às costas da defesa para Forlán, que bateu na saída do goleiro vascaíno para empatar o cotejo, 1 a 1.
E a jogada do gol de empate se repetiu 13 minutos depois. Aos 45, D’Alessandro novamente mostrou visão de jogo e deu um passe na medida para Forlán, que teve tranquilidade para bater no canto e virar o placar, 2 a 1 – placar final da primeira etapa.
O segundo tempo começou no mesmo ritmo do primeiro. Mesmo com a vantagem, o Inter não deixava de atacar. E D’Alessandro seguia criando as principais jogadas. aos 19, ele fez o que quis pelo lado esquerdo e cruzou para Fred, que dominou e bateu cruzado uma bola que passou raspando à trave esquerda.
Depois, o Vasco da Gama foi ao ataque. E os cruzamentos de Juninho aterrorizavam a defesa colorada. Aos 22 e aos 23, Muriel não saiu bem do gol e Nei, primeiramente, e Moledo, na sequência, evitaram o empate cruzmaltino. Em seguida, Fernandão mexeu no ataque: Cassiano e Rafael Moura entraram nos lugares de Dagoberto e Forlán.
O Vasco aumentou a pressão nos minutos finais, mas sentiu a falta de um homem de área para aproveitar os cruzamentos. Mostrando solidez defensiva, o Inter conseguiu segurar a vantagem até o apito final de Heber Roberto Lopes: 2 a 1.
> Brasileirão
32ª rodada
Vasco 1 x 2 Inter
VASCO
Fernando Prass, Jonas, Dedé (Renato Silva), Douglas e Wendel; Fellipe Bastos (Maicon Assis), Nilton, Juninho Pernambucano e Felipe (Marlone); Eder Luis e Carlos Alberto.
Técnico: Marcelo Oliveira
INTER
Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Juan e Kleber; Ygor, Fred (Josimar), Guiñazú e D’Alessandro; Forlán (Rafael Moura) e Dagoberto (Cassiano).
Técnico: Fernandão
Gols
Vasco: Jonas (21min/1ºT)
Inter: Forlán (32min/1ºT, 45/1ºT)
Cartões amarelos
Vasco:
Inter: Guiñazu
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Quarta-feira, 23 de outubro de 2012