O Gre-Nal que marcou a despedida do Estádio Olímpico teve de tudo. Após um primeiro tempo calmo com as duas equipes jogando fechadas, o segundo foi de grandes emoções. Logo no começo, Muriel e Leandro Damião foram expulsos deixando o Inter com apenas nove homens. O Grêmio pressionou, mas não conseguiu marcar e o placar seguiu em 0 a 0 até o apito final de Heber Roberto Lopes. O jogo parou duas vezes ainda com invasões de campo e a expulsão do gremista Saimon, já aos 50 minutos da etapa final.
Com o resultado, o Grêmio perdeu o segundo lugar na tabela do Brasileiro para o Atlético-MG, que bateu o Cruzeiro, e terá que disputar a pré-Libertadores. O Tricolor encerra a competição em terceiro lugar com 71 pontos. Já o Internacional termina décimo, com 52.
O jogo
Os técnicos surpreenderam nas escalações. Em formações cautelosas, Grêmio e Inter iniciaram o último jogo do Estádio Olímpico atuando com três volantes e apenas um homem na frente. Com o meio-campo povoado, os primeiros minutos foram de pouco espaço com os dois times encontrando dificuldades para chegar ao ataque.
O Grêmio teve uma leve superioridade no começo, mas o Inter cresceu a partir dos 20 minutos. A primeira chance aconteceu aos 25 quando D’Alessandro bateu de perna direita, mas fraco e Grohe defendeu sem grandes dificuldades. Na sequência, aos 30, Luxemburgo foi obrigado a mexer no time. Saimon entrou no lugar de Werley, que sentiu dores após um choque de cabeça com Ygor.
Aos 37, a grande chance gremista na primeira etapa. Anderson Pico passou por Edson Ratinho e cruzou para André Lima, que ia marcar, mas a defesa colorada conseguiu afastar já dentro da pequena área. O Inter respondeu no minuto seguinte em cruzamento de Fred que achou Damião na risca da pequena área, mas o cabeceio do centroavante colorado saiu desviado. O 0 a 0 seguiu até o fim da primeira etapa.
As duas equipes voltaram sem mudanças para o segundo tempo, que saiu totalmente do marasmo do primeiro. Logo aos 2min,Muriel saiu da área e defendeu a bola com as mãos para evitar o gol de Elano. Heber Roberto Lopes expulsou o goleiro vermelho. No lance, uma sequência de reclamações e confusões que terminou também com a expulsão do técnico gremista Luxemburgo. Para repor a perda do goleiro, Osmar Loss sacou o lateral Edson Ratinho. Renan assumiu a meta colorada.
Quando a bola voltou a rolar, Leandro Damião acertou o cotovelo em Saimon e também levou o vermelho. O Inter ficava com apenas nove homens em campo aos 18 minutos da segunda etapa. Com dois a mais, Luxa promoveu a entrada da Leandro no lugar de Anderson Pico. No inter, Cassiano entrou na vaga de Fred.
Aos 22, mais mudança no Grêmio: Marquinhos no lugar de Fernando. Era a tentativa de aumentar o poder de criação da equipe que, apesar de ter dois homens a mais, ainda não havia criado nenhuma oportunidade clara de gol. E foi em uma cobrança de falta do meia dois minutos depois que Souza quase marcou, mas o cabeceio saiu por cima do travessão.
O jogo ganhava em dramaticidade. Com a vitória parcial do Atlético-MG sobre o Cruzeiro, o Grêmio precisava dos três pontos para garantir a vaga direta na Libertadores. E tinha dois homens a mais. O time tricolor massacrava o Inter em busca de gol. Zé Roberto, Leandro e André Lima perderam boas chances em sequência, dos 28 aos 31 minutos. Ao Inter cabia a tarefa de se defender. E era o que o time do interino Osmar Loss fazia, e bem.
Aos 42, uma mudança curiosa no Inter. Cassiano que havia entrado aos 20min foi substituído por Forlán. A pressão gremista que havia diminuídos nos últimos minutos voltou a aparecer e Leandro quase marcou aos 43, mas o chute saiu desviado à direita do gol defendido por Renan.
E o Gre-Nal 394 teve mais confusão antes dos 50. O zagueiro Saimon empurrou o treinador colorado Osmar Loss, o que causou invasão do gramado, troca de empurrões mais expulsões. O jogador gremista e o técnico do Inter foram expulsos. No retorno do jogo, Heber Roberto Lopes, que havia dado inicialmente 5 minutos de acréscimos, encerrou a partida.
Campeonato Brasileiro
38ª rodada
Grêmio 0 x 0 Inter
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley (Saimon), Naldo e Anderson Pico (Leandro); Fernando (Marquinhos), Souza, Léo Gago, Elano e Zé Roberto; André Lima.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
INTER
Muriel; Edson Ratinho (Renan), Nei, Rodrigo Moledo e Fabrício; Ygor, Guiñazu, Josimar, Fred (Cassiano, depois Forlán) e D’Alessandro; Leandro Damião.
Técnico: Osmar Loss
Cartões amarelos
Grêmio: André Lima
Inter: Fred, Renan
Cartões vermelhos
Grêmio: Saimon
Inter: Muriel, Leandro Damião
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 2 de dezembro de 2012