USD/BRL | ||
EUR/USD | ||
USD/JPY | ||
GBP/USD | ||
GBP/BRL |
A cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em Três Passos aconteceu na tarde de terça-feira(01/01/13), junto ao auditório da Unijuí.
O prefeito Cleri Camilotti (PTB) irá cumprir seu segundo mandato, ao lado do vice-prefeito José Carlos Amaral (PTB), que foi secretário de Saúde do município na primeira gestão. Elso Severgnini, vice-prefeito na primeira administração, que acabou falecendo no transcorrer do mandato, foi lembrado com carinho e saudade pelos dois homens que estarão a frente do município pelos próximos quatro anos.
Prefeito destacou algumas metas e anunciou o secretariado
“Temos que ter perseverança, ânimo e muita vontade para transformarmos a realidade de vida das pessoas”, disse Cleri durante entrevista para a Rádio 92,5 FM.
O prefeito reeleito voltou a comentar sobre a crise financeira que atingiu fortemente os municípios brasileiros em 2012: “hoje o comprometimento dos governos federal e estadual deixa a desejar, dificultando muito a vida dos municípios. E nós temos a clareza que é nos municípios que se gera a riqueza, que se cuida das pessoas e nós estamos ficando com uma parte muito pequena do orçamento nacional, trazendo uma série de dificuldades para as pequenas cidades, que dependem do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. Essa é uma luta que tem de ser travada, para que o congresso mude essa forma de partilha dos recursos brasileiros”, destacou Cleri.
Uma das principais metas do novo governo é investir e incentivar o setor primário, principal fonte de renda da região.
Ele aproveitou a cerimônia de posse para anunciar oficialmente o novo secretariado, que estará lhe auxiliando no segundo mandato. Oito nomes foram confirmados. Três pastas não terão secretários nesse primeiro momento e apenas dois nomes novos figuram na linha de frente: o ex-vereador Tarcísio Kuhn, que assume a secretaria da Agricultura, e Marco Aurélio, que será o secretário de Planejamento e Gestão.
Os secretários mantidos em seus postos são: Marceli Sartor (secretaria da Saúde); Dalmiro Volnei Silva (secretaria de Educação, Cultura e Desporto); Gilmar Cardoso (secretaria de Obras e Viação); Luis Lopes (secretaria dos Transportes); Edemar Niedermeier (procurador geral do município); e Marlise Senger (secretaria de Finanças). O vice-prefeito José Carlos Amaral, responderá pela secretaria de Administração.
As secretarias de Indústria e Comércio, Assistência Social e Meio Ambiente, irão permanecer com diretorias, até que se tenha noção clara dos repasses financeiros dos governos nacional e estadual para os cofres municipais, proporcionando uma folga maior no orçamento de Três Passos.
Paulinho Zügel (PMDB) é eleito presidente da Câmara para 2013
Antes da posse oficial de Cleri e José Carlos, a Câmara de Vereadores teve os seus 11 integrantes referendados. O vereador Vateri Neckel (Bateria), presidente no exercício de 2012, despediu-se do legislativo, onde ocupou por 20 anos ininterruptos uma cadeira.
Os três cargos da mesa diretora da Câmara serão ocupados por vereadores oposicionistas nesse primeiro ano. O vereador Paulinho Zügel (PMDB) foi eleito para a presidência da casa legislativa, com 7 votos. A vice-presidência será ocupada pelo vereador Jair Locatelli (PSDB), e a secretaria pelo vereador Alcione Cezar dos Santos (PCdoB).
Juramento dos vereadores
11 vereadores empossados em Três Passos:
Jorge Dickel (PT)
Edivan Baron (PTB)
Jair Lagemann (PTB)
Ido Rhoden (PTB)
Carlito Sommer (PSDB)
Lélia Müller (PMDB)
Paulinho Zügel (PMDB)
Alcione Cezar dos Santos (PCdoB)
Leomar Koester (PSDB)
Jair Locatelli (PSDB)
Pedro Ricardo Jahn (PP)
Fonte: Vinicius Araujo – Jornal Observador