As vice-presidências serão ocupadas pelos prefeitos de Santo Augusto e Humaitá
Prefeitos dos 21 municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) estiveram na tarde desta terça-feira (15) reunidos em assembleia geral na sede da entidade, em Três Passos. Na pauta, a prestação de contas da gestão que esteve a frente da associação em 2012, além de eleição para a nova diretoria que assumirá os trabalhos este ano.
As prestações de contas da Amuceleiro e da Famuceleiro (Fundação dos Municípios da Região Celeiro) foram apresentadas e aprovadas por unanimidade.
O ex-prefeito de Esperança do Sul, Jair Carmo Schmitt (PTB), que presidiu a associação de municípios neste último ano, despediu-se agradecendo pelo apoio que recebeu dos demais prefeitos e, em especial, pelo trabalho dedicado que a equipe da Amuceleiro desenvolveu em todos os momentos.
Jair enalteceu ainda os seus dois colegas de diretoria, prefeito de Tiradentes do Sul, João Hickmann (PT) e ao ex-prefeito de São Martinho, Jeancarlo Hunhoff (PP), que estiveram sempre presentes e atentos às lutas da região.
PMDB presidirá a associação no primeiro ano
Logo após, passou-se à discussão para escolha da nova diretoria. Como tradicionalmente vem ocorrendo nos últimos mandatos, os partidos que detém o maior número de prefeitos, pela ordem, fazem um rodízio na presidência da entidade municipalista. Como PP e PMDB estão com 6 prefeitos cada, os peemedebistas levaram vantagem no número de vices, tendo o direito de presidir a Amuceleiro nesse primeiro ano. Por consenso, foi escolhido e aclamado pela assembleia, o prefeito reeleito de Vista Gaúcha, Claudemir Locatelli como novo presidente para a gestão 2013.
O PDT ocupará a 1ª vice-presidência, com o prefeito de Santo Augusto, José Luiz Andrighetto. Já o PP ocupa a 2ª vice-presidência este ano, representado pelo prefeito de Humaitá, Luis Carlos Sandri.
Ficou acordado e constante na ata da assembleia, que o PP presidirá a associação em 2014, o PSB, em 2015 e o PT, em 2016. As vice-presidências terão ainda representantes de PTB e PSDB, garantindo a representatividade de todas as siglas.
Locatelli, que já presidiu a Amuceleiro em 2009, agradeceu a confiança dos demais prefeitos e disse que a entidade terá um grande desafio nos próximos quatro anos, aprimorando a união que vem sendo demonstrada nos últimos mandatos, que envolve ainda Acamrece, Corede Celeiro e Rota do Yucumã. “Cada vez mais temos de lutar por uma atenção especial de parte dos governos estadual e federal, fazendo justiça à participação e empenho da comunidade regional nas lutas de interesse coletivo”, afirmou.
Sua pretensão é estabelecer um contato direto com os 21 municípios da região, nos próximos dois meses, ouvindo as sugestões e encaminhamentos de cada gestor.
O novo presidente também estará atento aos pleitos regionais, como a criação de uma coordenadoria de saúde no âmbito da Região Celeiro. “São projetos que precisam avançar”, destacou Locatelli.
*Vinicius Araujo – Jornal Observador/Rádio Alto Uruguai