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Prefeitura municipal realiza curso para compras publicas

Prefeitura municipal realiza curso para compras publicas

 

             “Algo totalmente diferente”, é a única expressão que cabe para descrever os métodos e temática utilizada no curso para compras públicas,  realizado na última segunda feira, 25 de março, no auditório da Amuceleiro com a Dra. Maria Aparecida Silveira, Diretora do Instituto de Gerência de Cidades.

             Uma inovação adotada pela Administração Municipal de Três Passos, que prevê a promoção em Três Passos de uma série de cursos destinados aos funcionários públicos buscando a qualificação do atendimento ao público, a racionalização dos recursos existentes e a satisfação dos Servidores Municipais através da ampliação do conhecimento.

              Essa iniciativa gera economia em diárias e deslocamentos, de aproximadamente, 80% com relação aos cursos promovidos na Capital do Estado. Além disso, possibilita a a multiplicação do aprendizado para um maior número de pessoas, fácilitando a compreensão daquilo que é explanado e, principalmente, facilitando o trabalho com exemplos práticos e personalizados a realidade local. Esta foi a motivação do prefeito em exercício José Carlos Amaral, como também de todos os secretários do executivo trespassense.

              As compras publicas são cercadas de cuidados e leis que se devem seguir para garantir a transparência da maquina publica, demonstrando ao contribuinte que o dinheiro publico é gasto com extrema eficiência, para tal, mecanismos como licitação, tomadas de preço e até mesmo pregões eletrônicos são usados pelas secretarias para a aquisição de materiais como peças para a manutenção do maquinário, materiais de expediente, limpeza, combustível, enfim tudo que se precisa para manter a maquina administrativa funcionando, executando serviços e projetos de ordem publica, e exatamente essa foi à temática trabalhada pela Dr. Maria Aparecida Cardoso da Silveira, Advogada e Diretora do Instituto de Gerencia de Cidades (IGECI).

                A ministrante conduziu a pauta, mesclando a explicação com a aplicação pratica dentro das duvidas abordadas pelos funcionários municipais. A soma disso foram 6 horas de muita produtividade, esclarecimentos e adequações no conduzir as compras publicas.

          Para o Prefeito em exercício José Carlos, essa experiência de trazer o curso até Três Passos, “é algo inovador muito eficaz, e que reflete primeiro em um aproveitamento maior por parte dos funcionários que se sentem mais a vontade em perguntar abordando exemplos pessoais vividos no dia a dia, e explorar o que se deve adequar para a otimização do seu trabalho ou repartição; em um segundo momento por que essa iniciativa reflete em uma economia de mais de 80% em diárias e deslocamentos – se contarmos que o numero de participantes foi de aproximadamente 40 pessoas. Sem duvida nenhuma, esse é o caminho para mantermos um quadro funcional sempre capacitado, atualizado com as leis e diretrizes administrativas.

              O próximo passo é um curso de “planejamento e controle de programas municipais” que será realizado durante o mês de abril e, em maio, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, realizará um curso para todas as empresas de Três Passos objetivando instrumentalizá-las para que possam estar perfeitamente adequadas as necessidades legais para poderem fornecer serviços e materiais para a Prefeitura de Três Passos.(Assessoria de Imprensa Prefeitura )

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